Araçatuba/SP - O Hospital Neurológico Ritinha Prates realizou na última sexta-feira, (27/08) atividades comemorativas e de discussão, durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que aconteceu de 21 a 28 de agosto de 2010, em todo o país.
O hospital recebeu a visita da Escola Estadual Professor Aimone Sala, de Guararapes/SP, que conheceu as atividades e os pacientes do Ritinha Prates, além de assistir a peça teatral: A Cigarra e a Formiga, da direção de Clovis Roberto e Silvia Teodoro.
Para promover a discussão da inclusão social e no mercado de trabalho, foram convidados o presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Ernesto Pereira Lemos, o presidente da Associação Comercial de Araçatuba, Wilson Marinho, a assistente social da APAE Araçatuba, Carla Galbes, a coordenadora pedagógica da área de deficiência intelectual da Secretária Municipal de Educação, Patrícia Passanezi, a coordenadora do Colégio São Judas Tadeu, Mirian Lúcia Soares e a deficiente auditiva, Gislaine Maria de Souza.
O encontro resultou em um documento que será entregue aos poderes públicos municipais, que servirá para nortear ações de melhorias para as pessoas com deficiência.
No debate, foi proposto sistematizar outras reuniões com vários segmentos da sociedade para discussão do tema e ações efetivas. Além de propor a união das instituições e pessoas interessadas no movimento.
Para os organizadores do evento, esta é apenas o início de uma grande luta, os resultados serão obtidos com o tempo. “Com essa mesa redonda, pudemos conferir aquilo que esta sendo feito em nosso município, e o que ainda podemos fazer. Vimos que muito já foi feito, mas podemos melhorar” ressaltou a Terapeuta Ocupacional, Elisabete Carvalho.