28/06/2011

Araçatuba-SP / Hospital Neurológico Ritinha Prates

Doutores da Gargalhada leva alegria a hospital

Inovar, transformar e construir, são ações que o Hospital Neurológico Ritinha Prates, vem realizando desde 2009, quando iniciou o projeto de Revitalização e Humanização da unidade de internação de longa permanência.

Proporcionar qualidade de vida, descontração, minimizar as dores, levar atenção e alegria através das cores com a simplicidade do palhaço, é o objetivo do novo grupo de voluntários da organização.
Em atuação deste o dia 10 de junho, os Doutores da Gargalhada surgiu de um antigo desejo da direção do hospital, aliado ao espírito da solidariedade de um grupo da sociedade civil.


“Eu já tinha trabalho em um grupo semelhante em São Paulo, o projeto trouxe tantos benefícios que eu sempre desejei retomar a atividade. Conversando com amigos e colegas universitários, percebi neles também à vontade em concretizar este trabalho. Reunimos esse grupo e fomos conhecer o Hospital Ritinha Prates onde a direção também ansiava pela implantação da ação” relatou o participante voluntário, Ricardo Budim.

Para a voluntária Elizabete Cristina, o maior benefício é dar um pouco de esperança a quem já não sabe o significado desta palavra. “É gratificante poder dar as pessoas algo que elas não encontram nos outros, reencontrar a alegria em um momento de dor.”

“Os participantes têm a oportunidade de crescer e se desenvolver no trabalho em grupo, o trabalho voluntário ajuda o participante a desenvolver a capacidade de comunicação e expressão, liderança, motivação, habilidades e sensibilidade em conviver e entender o próximo” completou Budim.

Com visitas semanais, eles se vestem de palhaços e com roupas coloridas espalham gargalhadas e diversão pela instituição. Segundo a psicóloga, Daniele Grizolli, há pessoas sensíveis capazes de perceber a condição do outro e com empatia captar suas necessidades afetivas, proporcionando-lhes momentos de diversão e entretenimento. “Esta iniciativa é de grande importância para todo o hospital, uma vez que promover alegria ao contexto hospitalar, abarca não só os pacientes, mas também nossos colaboradores. Essencialmente, aqui no Ritinha Prates o afeto e a alegria, têm papeis importantíssimos para o tratamento e manutenção da qualidade de vida”.

Para participar do trabalho voluntário não é necessária nenhuma formação técnica. “Basta possuir disposição, alegria, amor, dedicação e essencialmente afeto. A doação de tempo, de sentimento e de carinho é o diferencial para quem quer desenvolver este trabalho” afirmou Daniele.

Os Doutores da Gargalha realiza encontros todas as sextas-feiras, das 10h às 11h. Interessados em fazer parte do trabalho voluntário podem entrar em contato pelo telefone (18) 3117-3627 ou pelo e-mail comunicacao@ritinhaprates.org.br.





Atenciosamente;

Leonardo Pereira
Assessor de Comunicação
Hospital Neurológico Ritinha Prates
Site: www.ritinhaprates.org.br
Skype: hrp.comunicacao.leonardo
Tel.: (18) 3117-3627
Cel.: (18) 9133-5972
(18) 8136-6334
(18) 9749-9152

Nenhum comentário:

Postar um comentário