23/05/2011

Araçatuba-SP / PALESTRA na Semana da Enfermagem no RITINHA PRATES

Aspectos legais sobre erros de medicação

Um dos temas abordados pela Semana da Enfermagem – Valorizando pessoas que promovem VIDAS, do Hospital Neurológico Ritinha Prates, foi os Aspectos legais sobre erros de medicação. A palestra ocorreu na última terça-feira (18/05) e ministrada pela consultora do Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo (Corensp), Sônia Marli Rebelato
Sônia Marli Rebelato.
    
Fique por dentro do assunto:
     
O que leva a incidência de problemas com erros de medicação?
Sônia: Os principais fatores que levam ao erro de medicação são dois: falta de atenção e não conferencia por parte dos profissionais de saúde.

Quais são as estratégias de segurança do pacientes para minimizar esse erro?

Sônia: Para minimizar a ocorrência com erros de medicação é necessária a identificação do paciente, dupla checagem, padronização de medicamentos, esses são alguns aspectos que contribuem para garantia de um serviço de atendimento de qualidade.

Os erros ocorrem por negligência, imprudência ou por falta de conhecimento e informação por parte dos profissionais?
Sônia: Os erros de medicação podem ocorrer por negligência, imprudência ou até mesmo por falta de informações.

Causado o dano físico, moral ou material a um usuário do serviço de saúde, quais são as medidas cabíveis?
Sônia: Se profissional de Enfermagem será aberto uma sindicância e posterior processo ético, podendo enviar denúncia ao Ministério Público, ou abertura de Boletim de Ocorrência.

O profissional de enfermagem precisa ter conhecimentos múltiplos, como farmacologia, anatomia, entre vários outros, porém apenas a graduação ou os cursos preparatórios são satisfatórios para preparar o profissional?
Sônia: Quanto mais conhecimento melhor. Os cursos técnicos também preparam o profissional, não somente a graduação.

Quais são os erros mais comuns?
Sônia: Os erros mais comuns são: administração de medicação (troca de medicamentos, administração em vias erradas), queda de pacientes, entre outros.

Quando ocorre o erro quais são as medidas que devem ser tomadas para garantir a integridade e a vida do paciente?
Sônia: Comunicar o responsável imediatamente para ter tempo hábil para minimizar os efeitos adversos.

Como evitar?
Sônia: Agirmos com consciência do que fazemos, redobrando a atenção e a cautela.

O que as organizações de saúde devem adotar ou implantar para evitar a incidência e freqüência desses casos?
Sônia: Proporcionar condições seguras e equipamentos para o trabalho dos profissionais,oferecer cursos de capacitação e aprimoramento para os profissionais.

Quais são as punições e sanções cabíveis na comprovação do ato?
Sônia: Serão avaliados a gravidade do caso, somadas as circunstâncias atenuantes e agravantes, podendo ser penalizado com advertência verbal, censura, multa, suspensão do exercício profissional e cassação do exercício profissional.

Quais são as responsabilidades dos hospitais no erro de enfermagem?
Sônia: Oferecer condições e ambiente de trabalho seguro para o desenvolvimento da profissão.

O que esta sendo desenvolvido para o redução dos casos em Araçatuba?
Sônia: O CORENSP (Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo) esta realizando palestras em todo o Estado sobre Segurança do Paciente e Boas praticas com ciência e arte para todos os profissionais de enfermagem do Estado, com o objetivo de melhor prepará-los e minimizar esses casos.



Tuberculose é tema de palestra no Ritinha Prates

Hospital Neurológico Ritinha Prates realizou na manhã desta terça-feira (17/05), a palestra Tuberculose, ministrada pela chefe da Vigilância Epidemiológica de Araçatuba, Lucila Bistaffa de Paula, durante a Semana da Enfermagem – Valorizando pessoas que promovem VIDAS. O evento tem o objetivo de conscientizar profissionais da área da saúde e demais presentes sobre a contaminação da doença, formas de tratamento e prevenção.

Lucila Bistaffa de Paula - Chefe da Vigilância Epidemiológica de Araçatuba.
 
Conheça mais sobre a doença:

O que é a Tuberculose?
Lucila: A Tuberculose é um problema de saúde prioritário no Brasil, é uma doença infecciosa e contagiosa, causada por um microorganismo denominado Mycobacterium tuberculosis.

Como ela é contraída?
Lucila: A Tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa. O portador de Tuberculose (pulmonar bacilifero) transmite através do ar, por meio de gotículas contendo os bacilos expelidos através da fala, tosse ou espirro que podem ser inaladas por pessoas sadias. Vale lembrar que essas gotículas podem permanecer por diversas horas no ambiente.

Quais são os tipos de tuberculose e qual a mais comum?
Lucila: A mais comum é a Tuberculose pulmonar, porém ela também pode desenvolver na pleura, rim, ossos, coluna, laringe e meninges.

Quais são os sintomas que a doença apresenta?
Lucila: Tosse há mais de duas semanas, febre vespertina, sudorese noturna, perda de peso e falta de apetite são alguns deles.

Como é diagnosticada?
Lucila: A doença é diagnostica através do exame de baciloscopia de escarro e imagens radiológicas, realizados por um médico ou equipe de saúde.

Cigarro e outras drogas podem comprometer o quadro ou contribuir para o desenvolvimento da doença?
Lucila: Sim o coeficiente de incidência nesta população é altíssima, por isso deve-se evitar.

Quais são os índices de pessoas infectadas com a tuberculose no Brasil e como está a situação de Araçatuba?
Lucila: No Brasil e juntamente com outros 21 países em desenvolvimento, estima-se que um terço da população mundial, esteja infectada com o bacilo, estando sob risco de desenvolver a enfermidade, em torno de 8 milhões de casos novos e quase 3 milhões de mortes por Tuberculose anualmente. Hoje, o município de Araçatuba possui 12 pacientes em tratamento no Ambulatório de Tuberculose e acreditamos que exista ainda mais casos não diagnosticados, por isso, a importância de orientar a população quanto aos sinais e sintomas e onde procurar ajuda.

Qual é o tratamento indicado?
Lucila: O importante a ser dito, é que a Tuberculose tem cura e o tratamento é de no mínimo 6 meses, por isso procure ajuda e tratamento imediato.

Qual o período de transmissão da doença?
Lucila: O indivíduo contaminado, após 15 dias do início do tratamento deixa de transmitir a doença isto é, tomando a medicação corretamente, por isso é necessário seguir criteriosamente toda e qualquer recomendação médica.

Quais são os cuidados e a proteção para evitar o contágio?
Lucila: A principal proteção contra a Tuberculose é a vacina BCG que evita as formas graves. Já a prevenção, é a realização do diagnóstico precoce diminuindo o tempo de exposição de um paciente doente em um meio saudável.

Onde procurar atendimento em Araçatuba e o contato para dúvidas?
Lucila: Todas as unidades de saúde podem solicitar os exames necessários e quando diagnosticado o paciente é encaminhado para tratamento no Ambulatório de Tuberculose que fica na Rua Afonso Pena, 1537 (Postão) em Araçatuba.


  Diabetes é tema de palestra durante Semana da Enfermagem


Na Semana da Enfermagem – Valorizando pessoas que promovem VIDAS, realizada pelo Hospital Neurológico Ritinha Prates, abordou em palestra o tema “Diabetes”. A palestra foi realizada no dia 19/05 e ministrada pelo médico Guilherme Pimenta.

Fique por dentro do assunto:

O que é a diabete?
Pimenta: Diabetes é uma doença caracterizada pelo aumento anormal da glicose no sangue do indivíduo.

Quais são os tipos de diabete?
Pimenta: Basicamente temos dois tipos de diabetes o tipo I e tipo II. O tipo I acontece pela falta da produção de um hormônio, a insulina; Já o tipo II ocorre pela dificuldade da ação da insulina nas células do organismo.

Quais são os sintomas apresentados?
Pimenta: A pessoa apresenta muita sede, urina demasiadamente, perda de peso apesar do aumento da ingestão de alimentos, infecções freqüentes são os mais comuns.

Tratamento?
Pimenta: O tratamento parte da orientação dietética, posteriormente pelo uso de medicamento via oral até o uso da própria insulina injetável.

Complicações provadas pela doença?
Pimenta: A doença pode causar infecções freqüentes, infarto cardíaco, acidente vascular cerebral, cegueira, insuficiência renal, neuropatia periférica, trombose de membros, entre outras.

O que leva o aparecimento ou desenvolvimento da doença?
Pimenta: O diabetes tipo I é congênito, a pessoa nasce ou desenvolve ao longo da vida a incapacidade da produzir insulina. Já a do tipo II, esta relacionado em geral a obesidade.

Como evitar o desenvolvimento do diabetes?
Pimenta: O diabetes tipo II pode ser evitado com bons hábitos alimentares, atividades físicas freqüentes e boa qualidade de vida.

Como é o diagnóstico?
Pimenta: O diagnóstico do diabetes é feito correlacionando achados clínicos e laboratoriais, a saber, glicemia de jejum e curva glicémica.

A doença tem cura?
Pimenta: A melhoria nos hábitos de vida, em geral controlam o diabetes tipo II, podendo virtualmente levar a suspensão do uso de medicamentos.























Leonardo Pereira
Assessor de Comunicação
Hospital Neurológico Ritinha Prates
Site: www.ritinhaprates.org.br
Msn: leomontesquie@yahoo.com.br
E-mail: imprensa@ritinhaprates.org.br
Skype: hrp.comunicacao.leonardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário