01/10/2010

Santa Casa de Misericórdia de Valparaíso promove Palestra para a Implantação do 5s

O projeto 5S é uma atividade realizada com a participação de todos e que resultam num ambiente de conforto, prazer e segurança para todos os envolvidos. O hábito do 5S contribui para o bem estar de cada um, seja em casa, no trabalho ou na vida em comunidade. Ele quer antes de tudo, melhorar a qualidade de vida do ser humano e servir como instrumento para o seu crescimento.

Devemos considerar o Programa 5S não só como uma ferramenta de trabalho, mas como uma filosofia de vida que bem utilizada, é a garantia de pessoas, ambiente, produtos e serviços de excelente qualidade. O Objetivo é:

• Respeito por todos e ao Meio Ambiente;
• Ambiente agradável;
• Melhoria da segurança;
• Valorização do Ser Humano;
• Espírito de Equipe;
• Melhoria contínua do nosso ambiente e das pessoas.

O Programa 5S é uma prática desenvolvida no Japão a partir da década de 50 e trazida para o Brasil na década de 80. Seu nome provém de 5 palavras japonesas que iniciam com a letra “S”: SEIRE= DESCARTE; SEITON=ORDENAÇÃO; SEISO=LIMPEZA; SEIKETSU=HIGIENE; SHITSUKE= ORDEM MANTIDA. A partir disso, pretendemos fazer com que os colaboradores se conscientizem e realizem o objetivo do 5s e da instituição.

Depois que implantarmos o 5s, realizaremos reuniões mensais com 1 colaborador responsável de cada setor, para sabermos se o trabalho do 5s está sendo realizado dentro dos setores e promover as atividades do 5s. E realizaremos auditorias trimestrais, de forma idônea e independente, sempre baseadas em evidências objetivas.

E os colaboradores deverão realizar as atividades do dia-a-dia aplicando os conceitos do 5s.
O 5S vai além do trabalho, ele é uma questão de cidadania, de respeito ao próximo, a si mesmo e ao meio ambiente. Conclui-se que esse trabalho trará um ambiente de limpeza e agradável aos olhos dos clientes e também dos colaboradores que estarão vestindo a camisa da instituição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário