25/08/2011

Buritama-SP / Santa Casa de Buritama reúne-se com vice-presidente Michel Temer

Os representantes da Santa Casa de Buritama, o presidente do Conselho Administrativo Renato Rodrigues Pimentel Leite, o provedor Sebastião Ângelo Cintra e o Administrador Hospitalar Gevanildo Dias, juntamente com o presidente da FEHOSP (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo), Edson Rogatti reuniram-se em audiência com o vice-presidente da República, Michel Temer, na última quarta-feira, 16/08, no Palácio do Planalto, em Brasília.


O encontro teve como objetivo entregar a comenda de São Francisco e a moção de aplauso oferecida pela Câmara Municipal no ano de 2010, e apresentar ao vice-presidente a formação da 1ª Frente Parlamentar Municipal do Brasil, que será criada em Buritama.

PENÁPOLIS-SP / 2ª SEMANA DO BEBÊ DE PENÁPOLIS

Eventos marcaram a participação da Santa Casa na "2ª Semana do Bebê de Penápolis"

O movimento proposto pela Rede CAAS em Penápolis tem a imagem de uma espiral: aberto, dinâmico, gradativo e progressivo e teve como tema: Semana do Bebê de Penápolis: “Olhos no Futuro – A Importância do Desenvolvimento Infantil”.
Ganhadores do berço doado pela Usina Diana e Caracol

A Semana do Bebê de Penápolis, neste ano em sua 2ª. Edição teve como propósito discutir a saúde dos bebês, assistir o meio familiar, defender os direitos das crianças, orientar e educar para a prevenção e criar canais de comunicação que divulguem a importância da infância por um mundo de paz. Com uma programação diversificada e descentralizada, o evento é um marco de cidadania que proporcionou, por meio de oficinas, debates, palestras, o crescimento do sentimento materno na comunidade.

"Doutores do Coração" encenam parto com muita graça

A Santa Casa de Penápolis, através do Núcleo de Humanização e Serviço de Nutrição e Dietética realizaram diversos eventos como parte da programação da 2ª Semana do Bebê, entre eles o “Encontro de Gestantes”, um projeto do Grupo de Trabalho Humanizado onde Semanalmente mulheres grávidas juntamente com seus maridos participam de uma visita técnica ao hospital, onde visitam o Centro Obstétrico, Maternidade, conversam com especialistas e tiram suas dúvidas em relação ao parto.

Apresentação do projeto "Meu Primeiro Retrato"

O encontro especial que ocorreu em comemoração à Semana do Bebê recebeu cerca de quarenta pessoas entre gestantes e acompanhantes e foi marcado por informações e animação com a presença dos “Doutores do Coração”, outro projeto oferecido pelo G.T.H. onde “doutores-palhaços” interagem com os pacientes no hospital. Na ocasião os Doutores do Coração apresentaram um esquete retratando os benefícios do parto normal e a importância do aleitamento materno com muita graça. As gestantes também foram presenteadas com fraldas doadas pelas representantes do Rotary XV de março de Penápolis, e participaram do sorteio de um berço doado pela Usina Diana Açúcar e Etanol e a loja de artigos infantis Caracol. Também foi servido um delicioso café aos participantes.

Admnistrador da Santa Casa entrega o 2º Retrato

Outro evento com participação do G.T.H. aconteceu no Cine Lúmine onde foi apresentado os resultados e experiência do projeto “Meu Primeiro Retrato”. O projeto que consiste na entrega de uma foto tirada de mamãe e bebê com os relativos dados do nascimento e sem nenhum custo para a paciente, está no seu segundo ano e com uma representatividade única no vínculo mamãe e bebê. Na ocasião o Assessor de Comunicação Ricardo Muraroto contou sua experiência e de toda a equipe envolvida com o projeto além de presentear os bebês nascidos na 1ª Semana do Bebê com o 2º Retrato, como forma de dar continuidade ao projeto.
Encontro de Doadoras do Banco de Leite

O “Encontro das Doadoras do Banco de Leite” também foi um dia especial em agradecimento às mulheres que doaram seu leite ao banco. Como forma de estimular sempre a doação, segundo a responsável Cláudia Carmona, Nutricionista do hospital, “este é um evento como forma de devolver o gesto que elas fizeram em doar ao banco, porém ainda é pequeno diante do gesto delas de salvar vidas”. As participantes foram presenteadas com lembranças doadas através da coleta das Técnicas de Enfermagem Nilse e Graziele do Banco de Leite junto ao comércio local e participaram de um gostoso café.

Na continuidade da semana a Nutricionista da Santa Casa, Cláudia Carmona, realizou junto com a Fonoaudióloga Simone Stuani e a Nutricionista Adriana Belletti a roda de conversa “Meu filho não come, o que fazer?” para as famílias do CEIM Jardim Del Rey e CEIM Mutirão.

Palestra "O evento do Nascimento"

Também na Santa Casa foi realizada a palestra “O evento do nascimento” ministrada pela psicóloga hospitalar Ivoni D. Santana e a enfermeira obstétrica Eliamar Camargo que falaram sobre a importância do parto humanizado nos hospitais. Participaram do evento médicos, colaboradores da maternidade, estudantes de enfermagem e pessoas da comunidade.

As técnicas de enfermagem Nilse e Graziele do Banco de Leite da Santa Casa ofereceram informações a respeito do aleitamento materno na oficina “Mitos da amamentação” voltada às funcionárias gestantes da empresa de calçados KLIN de Penápolis.

Os "Doutores do Coração" voltaram à cena convidados para participarem do "Seminiário Científico" no Cine Lúmine animando os partipantes e tirando gargalhadas com a cena do nascimento.

Apresentação dos "Doutores do Coração"

A maternidade da Santa Casa também recebeu as visitas de representantes do "Lions Club de Penápolis" e de alunos, encarregada Maria de Fátima, prof. Marlene e auxiliar Márcia do CEIM "Dirceu Bertolli" da Vila Aparecida que conheceram as mamães e bebês e presentearam os recém-nascidos com lembrancinhas.

Lions Club entrega lembranças às mamães

Assim se concretiza essa idéia inovadora, eficaz e eficiente da realização da 2ª Semana do Bebê de Penápolis. A proposta, não deixa de ser revolucionária, na medida em que provoca o amadurecimento de uma reflexão sobre o processo de planejamento, formulação, implementação e avaliação de políticas públicas de atendimento à primeira infância. O modelo atual de gestão pública, baseado na departamentalização das ações, está ultrapassado e sem condições de responder, com agilidade e qualidades, às necessidades da população. (com informações do www.redecaas.blogspot.com e Comunicação Santa Casa de Penápolis)

 
VEJA MAIS FOTOS NO BLOG:



ARAÇATUBA-SP / PALESTRA

Tema: "Experiencia do Acolhimento com Classificação de Risco dentro da filosofia do humaniza SUS no Pronto Socorro da Santa Casa de Araçatuba."


A palestra será realizada pela Aline Campanha Viçoso, enfermeira responsável pelo Pronto Socorro da Santa Casa, no dia 29/08/2011 das 13:00 às 14:15 horas no anfiteatro do 6º andar da Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba. Após a palestra haverá visita no Pronto Socorro para os interessados.

Confirmar presença por e-mail ou nos telefones abaixo.

abração!!

Cléo Santos.
Comitê da Qualidade/ SC
(18) 3607-3003 - período da tarde
(18) 8165-7050



Instituições se unem para mobilização a favor da pessoa com deficiência


O Hospital Neurológico Ritinha Prates e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Araçatuba) realizam dias 24/08 e 25/08 a mobilização “Vencendo o preconceito, ultrapassando barreiras”, ações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltiplas.

O objetivo do movimento é promover a reflexão da sociedade civil sobre as competências e as particularidades das pessoas com deficiência. “Este é um momento de reflexão, de discussão. Os deficientes vivem ao relento, as margens da sociedade, pessoas sem voz, mas existem seus representantes, pais, amigos, entidades, que lutam para a inserção social, no trabalho, em busca de seus direitos e para sua qualidade de vida, enquanto sujeitos passíveis de ir e vir, sem a exclusão e com respeito” comentou a presidente do Ritinha Prates, Maria Aparecida Nascimento Xavier.

Além disto, o movimento propõe a articulação e fortalecimento dos elos entre as entidades representantes do setor. “Precisamos de união, para juntos concretizarmos nossas reivindicações em favor da pessoa com deficiência” disse Maria Aparecida.

“Esta é uma oportunidade para as pessoas se socializem com o diferente, com pessoas com deficiência, que também merecem ter uma vida social, trabalhar, namorar, estudar, para isso é necessário que aja respeito e tolerância com os indivíduos” comentou a psicóloga, Rafaela Bocchio.

Segundo um dos organizadores, Leonardo Pereira, serão distribuídos panfletos informativos, com orientações de prevenção, faixas, apresentação da banda da Apae, formada por alunos da instituição.

O evento no dia 24/08, acontece no Calçadão e no dia 25/08 na Praça das Paineiras, ambos a partir das 09 horas. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone (18) 3117-3627.

SERVIÇO
24/08 – Mobilização Calçadão
Horário: 09h

25/08 – Mobilização Praça das Paineiras
Horário: 09h



Atenciosamente;

Leonardo Pereira
Assessor de Comunicação
Hospital Neurológico Ritinha Prates
Site: http://www.ritinhaprates.org.br/
Msn: leomontesquie@yahoo.com.br
E-mail: imprensa@ritinhaprates.org.br
Skype: hrp.comunicacao.leonardo

Tel.: (18) 3117-3627
Ramal: 3657 / 3659 /3660

Cel.: (18) 9133-5972
        (18) 8136-6334
        (18) 9749-9152

VALPARAISO-SP

15/08/2011

15 de agosto - Dia das Santas Casas de Misericórdia


A história desses hospitais começou em Portugal, quando dona Leonor de Lencastre se tornou regente do trono no lugar do irmão, Manuel, o Venturoso, e fundou a Irmandade da Misericórdia. A instituição filantrópica foi criada no dia 15 de agosto de 1498 e passou a administrar o Hospital de Nossa Senhora do Amparo. Em 1562, a Irmandade também passou a cuidar do Hospital Real de Todos os Santos de Lisboa. No Brasil, as Santas Casas de Misericórdia foram criadas a partir do século XVI, devido ao grande número de doentes sem recursos.

02/08/2011

PENÁPOLIS-SP/ DIA DE PREVENÇÃO

CIPA da Santa Casa chama atenção para a prevenção de acidentes do trabalho

Em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, colaboradores da Santa Casa são recepcionados com mensagens para a segurança.

O Brasil foi o primeiro país a ter um serviço obrigatório de segurança e medicina do trabalho em empresas com mais de 100 funcionários. Este passo foi dado no dia 27 de julho de 1972, por iniciativa do então ministro do trabalho Júlio Barata, que publicou as portarias 3.236 e 3.237, que regulamentavam a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho e atualizando o artigo 164 da CLT. Por isto, a data foi escolhida para ser o dia nacional de prevenção de acidentes de trabalho.

De acordo com o técnico de segurança do hospital, Danilo Cagliari Casella, “atualmente não se pode pensar uma empresa que não esteja preocupada com os índices de acidentes de trabalho. A segurança dentro da empresa é sinônimo de qualidade para a mesma e de bem-estar para os trabalhadores.

Ainda conforme explica o técnico de segurança , “financeiramente também é vantajosa, treinamento e infra-estrutura de segurança exigem investimentos, mas por outro lado evitam gastos com processos, indenizações e tratamentos de saúde em casos que poderiam ter sido evitados”.

Para comemorar a data a CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho da Santa Casa realizou uma ação na entrada dos colaboradores. Com a participação dos “Doutores do Coração”, doutores palhaços que divertiram os funcionários, uma faixa chamava a atenção com a frase “Coloque segurança na cabeça”, onde todos que entravam ganharam uma faixa para colocarem na cabeça escrita “Segurança”, além de ganharem um bombom com a mensagem “Para a segurança eu peço bis”. Também foram escritas mensagens nos vidros traseiros dos carros e espalhados nos murais e corredores avisos para lembrar o dia.

“É uma maneira divertida de chamar a atenção para a segurança, já que a maioria dos acidentes que ocorrem no ambiente de trabalho são por conta da falta de atenção, seja por estresse ou cansaço”, comenta a membro da comissão Telma Fernanda Mendonça.


“Assuntos como segurança no trabalho com equipamentos de proteção individual (EPIs) para serviços que podem trazer algum risco e também a prevenção de doenças ocupacionais são incentivados através da comissão para serem trabalhados no hospital trazendo assim, uma melhor qualidade de vida para nossos trabalhadores”, finaliza o administrador hospitalar Roberto Bastos.

 

Humanização é tema de entrevista na PlisTV

"O objetivo principal da atual gestão é humanizar em todos os setores e disponibilizar o melhor para toda comunidade" fala do administrador hospitalar Roberto Bastos um dos convidados entrevistados do Programa DESTAQUE da PlisTV
Roberto Bastos, um dos convidados do "DESTAQUE"


Em entrevista realizada em junho para o programa DESTAQUE da PlisTV, tendo como apresentador José Antônio Lazari, mais conhecido como Zé Antônio, em que é convidadas pessoas com um trabalho em evidência na cidade para um bate-papo, teve como destaque o tema "Humanização".

O administrador hospitalar da Santa Casa de Penápolis, Roberto Bastos foi um dos convidados e em sua fala demonstrou que uma das preocupações da atual administração do hospital é com a humanização do atendimento.

Roberto destacou a ações do Grupo de Trabalho Humanizado entre elas a tabulação da pesquisa de satisfação do usuário, o "Meu Primeiro Retrato", a "Visita das Gestantes" e os "Doutores do Coração", projetos relevantes no atendimento humanizado do hospital, além de salientar o prêmio de 30º melhor hospital do Estado de São Paulo conforme pesquisa da Secretaria Estadual da Saúde junto aos usuários do SUS.

"O objetivo principal da atual gestão é humanizar em todos os setores e disponibilizar o melhor para toda comunidade" frisa o administrador.

Para finalizar Bastos fala da importante contribuição do veículo em abrir para discussão junto à sociedade temas como este, agradece pela oportunidade e parabeniza toda equipe da PlisTV, colocando-se sempre à disposição no que for necessário. Acompanhe o vídeo da entrevista na íntegra no endereço http://www.servindocomocoracao.blogspot.com/

CALENDÁRIO DO EDUCASUS

clique na imagem para ampliar