25/08/2011

PENÁPOLIS-SP / 2ª SEMANA DO BEBÊ DE PENÁPOLIS

Eventos marcaram a participação da Santa Casa na "2ª Semana do Bebê de Penápolis"

O movimento proposto pela Rede CAAS em Penápolis tem a imagem de uma espiral: aberto, dinâmico, gradativo e progressivo e teve como tema: Semana do Bebê de Penápolis: “Olhos no Futuro – A Importância do Desenvolvimento Infantil”.
Ganhadores do berço doado pela Usina Diana e Caracol

A Semana do Bebê de Penápolis, neste ano em sua 2ª. Edição teve como propósito discutir a saúde dos bebês, assistir o meio familiar, defender os direitos das crianças, orientar e educar para a prevenção e criar canais de comunicação que divulguem a importância da infância por um mundo de paz. Com uma programação diversificada e descentralizada, o evento é um marco de cidadania que proporcionou, por meio de oficinas, debates, palestras, o crescimento do sentimento materno na comunidade.

"Doutores do Coração" encenam parto com muita graça

A Santa Casa de Penápolis, através do Núcleo de Humanização e Serviço de Nutrição e Dietética realizaram diversos eventos como parte da programação da 2ª Semana do Bebê, entre eles o “Encontro de Gestantes”, um projeto do Grupo de Trabalho Humanizado onde Semanalmente mulheres grávidas juntamente com seus maridos participam de uma visita técnica ao hospital, onde visitam o Centro Obstétrico, Maternidade, conversam com especialistas e tiram suas dúvidas em relação ao parto.

Apresentação do projeto "Meu Primeiro Retrato"

O encontro especial que ocorreu em comemoração à Semana do Bebê recebeu cerca de quarenta pessoas entre gestantes e acompanhantes e foi marcado por informações e animação com a presença dos “Doutores do Coração”, outro projeto oferecido pelo G.T.H. onde “doutores-palhaços” interagem com os pacientes no hospital. Na ocasião os Doutores do Coração apresentaram um esquete retratando os benefícios do parto normal e a importância do aleitamento materno com muita graça. As gestantes também foram presenteadas com fraldas doadas pelas representantes do Rotary XV de março de Penápolis, e participaram do sorteio de um berço doado pela Usina Diana Açúcar e Etanol e a loja de artigos infantis Caracol. Também foi servido um delicioso café aos participantes.

Admnistrador da Santa Casa entrega o 2º Retrato

Outro evento com participação do G.T.H. aconteceu no Cine Lúmine onde foi apresentado os resultados e experiência do projeto “Meu Primeiro Retrato”. O projeto que consiste na entrega de uma foto tirada de mamãe e bebê com os relativos dados do nascimento e sem nenhum custo para a paciente, está no seu segundo ano e com uma representatividade única no vínculo mamãe e bebê. Na ocasião o Assessor de Comunicação Ricardo Muraroto contou sua experiência e de toda a equipe envolvida com o projeto além de presentear os bebês nascidos na 1ª Semana do Bebê com o 2º Retrato, como forma de dar continuidade ao projeto.
Encontro de Doadoras do Banco de Leite

O “Encontro das Doadoras do Banco de Leite” também foi um dia especial em agradecimento às mulheres que doaram seu leite ao banco. Como forma de estimular sempre a doação, segundo a responsável Cláudia Carmona, Nutricionista do hospital, “este é um evento como forma de devolver o gesto que elas fizeram em doar ao banco, porém ainda é pequeno diante do gesto delas de salvar vidas”. As participantes foram presenteadas com lembranças doadas através da coleta das Técnicas de Enfermagem Nilse e Graziele do Banco de Leite junto ao comércio local e participaram de um gostoso café.

Na continuidade da semana a Nutricionista da Santa Casa, Cláudia Carmona, realizou junto com a Fonoaudióloga Simone Stuani e a Nutricionista Adriana Belletti a roda de conversa “Meu filho não come, o que fazer?” para as famílias do CEIM Jardim Del Rey e CEIM Mutirão.

Palestra "O evento do Nascimento"

Também na Santa Casa foi realizada a palestra “O evento do nascimento” ministrada pela psicóloga hospitalar Ivoni D. Santana e a enfermeira obstétrica Eliamar Camargo que falaram sobre a importância do parto humanizado nos hospitais. Participaram do evento médicos, colaboradores da maternidade, estudantes de enfermagem e pessoas da comunidade.

As técnicas de enfermagem Nilse e Graziele do Banco de Leite da Santa Casa ofereceram informações a respeito do aleitamento materno na oficina “Mitos da amamentação” voltada às funcionárias gestantes da empresa de calçados KLIN de Penápolis.

Os "Doutores do Coração" voltaram à cena convidados para participarem do "Seminiário Científico" no Cine Lúmine animando os partipantes e tirando gargalhadas com a cena do nascimento.

Apresentação dos "Doutores do Coração"

A maternidade da Santa Casa também recebeu as visitas de representantes do "Lions Club de Penápolis" e de alunos, encarregada Maria de Fátima, prof. Marlene e auxiliar Márcia do CEIM "Dirceu Bertolli" da Vila Aparecida que conheceram as mamães e bebês e presentearam os recém-nascidos com lembrancinhas.

Lions Club entrega lembranças às mamães

Assim se concretiza essa idéia inovadora, eficaz e eficiente da realização da 2ª Semana do Bebê de Penápolis. A proposta, não deixa de ser revolucionária, na medida em que provoca o amadurecimento de uma reflexão sobre o processo de planejamento, formulação, implementação e avaliação de políticas públicas de atendimento à primeira infância. O modelo atual de gestão pública, baseado na departamentalização das ações, está ultrapassado e sem condições de responder, com agilidade e qualidades, às necessidades da população. (com informações do www.redecaas.blogspot.com e Comunicação Santa Casa de Penápolis)

 
VEJA MAIS FOTOS NO BLOG:



Nenhum comentário:

Postar um comentário