CIPA da Santa Casa chama atenção para a prevenção de acidentes do trabalho
Em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, colaboradores da Santa Casa são recepcionados com mensagens para a segurança.
O Brasil foi o primeiro país a ter um serviço obrigatório de segurança e medicina do trabalho em empresas com mais de 100 funcionários. Este passo foi dado no dia 27 de julho de 1972, por iniciativa do então ministro do trabalho Júlio Barata, que publicou as portarias 3.236 e 3.237, que regulamentavam a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho e atualizando o artigo 164 da CLT. Por isto, a data foi escolhida para ser o dia nacional de prevenção de acidentes de trabalho.
De acordo com o técnico de segurança do hospital, Danilo Cagliari Casella, “atualmente não se pode pensar uma empresa que não esteja preocupada com os índices de acidentes de trabalho. A segurança dentro da empresa é sinônimo de qualidade para a mesma e de bem-estar para os trabalhadores.
Ainda conforme explica o técnico de segurança , “financeiramente também é vantajosa, treinamento e infra-estrutura de segurança exigem investimentos, mas por outro lado evitam gastos com processos, indenizações e tratamentos de saúde em casos que poderiam ter sido evitados”.
Para comemorar a data a CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho da Santa Casa realizou uma ação na entrada dos colaboradores. Com a participação dos “Doutores do Coração”, doutores palhaços que divertiram os funcionários, uma faixa chamava a atenção com a frase “Coloque segurança na cabeça”, onde todos que entravam ganharam uma faixa para colocarem na cabeça escrita “Segurança”, além de ganharem um bombom com a mensagem “Para a segurança eu peço bis”. Também foram escritas mensagens nos vidros traseiros dos carros e espalhados nos murais e corredores avisos para lembrar o dia.
“É uma maneira divertida de chamar a atenção para a segurança, já que a maioria dos acidentes que ocorrem no ambiente de trabalho são por conta da falta de atenção, seja por estresse ou cansaço”, comenta a membro da comissão Telma Fernanda Mendonça.
“Assuntos como segurança no trabalho com equipamentos de proteção individual (EPIs) para serviços que podem trazer algum risco e também a prevenção de doenças ocupacionais são incentivados através da comissão para serem trabalhados no hospital trazendo assim, uma melhor qualidade de vida para nossos trabalhadores”, finaliza o administrador hospitalar Roberto Bastos.
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