08/11/2011

BURITAMA-SP / Grupo de gestantes visita as instalações da Santa Casa

De acordo com a recomendação da OMS - Organização Mundial da Saúde, as cirurgias cesarianas deveriam corresponder a no máximo 15% dos partos. No entanto, segundo dados de 2006, a cesárea corresponde a 43% dos partos realizados no Brasil.

Com o objetivo de incentivar as gestantes a prática do parto normal e ampliar o vínculo delas com a equipe do hospital, visando humanizar cada vez mais o atendimento, a Santa Casa de Buritama em parceria com o Fundo Social de Solidariedade Municipal e Secretaria Municipal de Saúde promoveu no dia 03/11, uma visita das futuras mamães ao hospital, por meio do Curso de Gestantes.


As visitantes tiveram a oportunidade de conhecer todo o hospital e todas as etapas por qual irão passar, desde a entrada até as instalações que ficarão internadas. Na ocasião conheceram também a sala de parto no centro cirúrgico, aonde puderam sanar dúvidas e consequentemente acabar com alguns medos decorrentes da hora do parto.

No curso além de aprenderem a confeccionar o enxoval do bebê, diversos profissionais da rede pública de Saúde ministraram palestras orientando a prevenção da gravidez indesejada até os cuidados com o recém-nascido e a criança pequena.

O palestrante do hospital Edilson Carlos de Paiva, enfermeiro obstetra; explicou sobre os tipos de Anestesia e sinais de Parto. No final Edilson comentou que suas palestras são sempre para estimular as gestantes ao parto natural.

“Se estiverem bem orientadas e bem assistidas, o parto normal é melhor e mais seguro, finalizou o palestrante.”

Foi oferecido também as participantes do curso um diálogo com a nutricionista do hospital, Delma Dilmara dos Santos, falando da importância da boa alimentação no período gestacional. A Santa Casa presenteou as futuras mamães, com um kit gestante, contendo sabonete, frauda de boca bordada e a agenda da gestante com cartão em homenagem a visita.


A enfermeira responsável técnica, Patricia Antonia Pereira do Nascimento comenta que , “O desconhecido gera medo e esse medo causa a insegurança, podendo assim ter um trabalho de parto muito mais difícil, pensando nisso, pela 1ª vez levamos as mamães para conhecer o hospital inclusive o centro cirúrgico área totalmente restrita, com intuito de gerir este medo para que no momento do parto seja especial e acima de tudo prazeroso.”

A Santa Casa firmou a parceria com as responsáveis pelo Curso de Gestantes Suzana Maria de Souza e Ana Garcia Pereira do Fundo Social de Solidariedade de Buritama, dando continuidade a esse projeto, onde irá receber e oferecer as futuras mamães toda orientação e esclarecimento de dúvida, em relação ao período de gestação, trabalho de parto, pós-parto e amamentação entre outros.


Um comentário:

  1. Mas quela mesa de parto com os estribos não é nada humanizada, ja se sabe que é a pior posição para parir, porque insistem em colocar a mulher deitada?

    ResponderExcluir