14/03/2011

Santa Casa Penápolis-SP / DOUTORES CONTADORES DE HISTÓRIAS

Os "Doutores do Coração" do Grupo de Trabalho Humanizado realizaram seu primeiro "palhastágio no Hosquintal". Em processo de se tornarem Doutores Palhaços ou Palhaços Doutores, os palhaços...quer dizer... a junta médica composta pelos Doutores Cabeça Chata, a Doutora Jujuba, o Doutor Pam Pam Ram Pam e a Doutora Laura Lohane Letícia Lívia (são todos nomes), realizaram uma leitura com livros de histórias para alguns pacientes e colaboradores na ala de Pediatria e Clínica Médica.

De acordo com o Dr. Pam Pam Ram Pam, falando sério, "este foi o primeiro contato dos futuros Doutores com os pacientes de um hospital. Estamos trabalhando o processo de forma que os integrantes conheçam a rotina hospitalar e quebrem certas angústias, medos diante dos pacientes"

               JUNTA MÉDICA
A Drª Jujuba se mostrou bem tranquila no seu primeiro "palhastágio", segunda ela "pra quem não vive esta situação todos os dias pode se assustar um pouco de início, mas logo se torna íntimo do paciente, esse trabalho de nos aproximar desse ambiente é bom para entendermos a tratar todo o paciente respeitando sua individualidade."

A Drª Laura Lohane Letícia Lívia, disse que "a primeira impressão para quem nunca teve esse contato pode assustar, mas saber que uma simples atenção pode trazer melhoras para o paciente é muito bom", falou pouco mas falou bonitoooo!!!!
O Dr. Cabeça Chata acostumado ao ambiente hospitalar nos contou que "tudo que é novo pode assustar, mas estamos ali não para pensar qual a patologia e sim tratá-lo como um ser humano único".

O trabalho de leitura de história para os pacientes já é a etapa final para a formação dos "Doutores do Coração" que terão plantão na Santa Casa, atendendo..ops!"entendendo" os pacientes semanalmente.

O grupo é formado por profissionais que já atuam na Santa Casa e também por voluntários da comunidade, o próximo passo será firmar parcerias para a confecção de figurinos, aquisição de maquiagem e outros objetos para serem utilizados nas visitas ao hospital. Quem se interessar e quiser contribuir basta entrar em contato com o Núcleo de Humanização através do telefone (18) 3654-2210.

Nenhum comentário:

Postar um comentário