14/03/2011

Santa Casa Penápolis-SP / NOVOS MEMBROS DA CIPA

Aconteceu no dia dezoito de fevereiro na Santa Casa de Penápolis a reunião de posse dos novos membros que vão compor a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) para atuarem no ano de 2011. O encontro teve como objetivo a elaboração da ata de instalação e posse dos membros além de definir o calendário anual de reunião da comissão. O hospital teve sua CIPA implantada a partir do ano de 2010 e é formada por um grupo de funcionários escolhidos através de eleição anual composta de representantes do empregador e dos empregados.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é um instrumento que os trabalhadores dispõem para tratar da prevenção de acidentes do trabalho, das condições do ambiente do trabalho e de todos os aspectos que afetam sua saúde e segurança. A CIPA é regulamentada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) nos artigos 162 a 165 e pela Norma Regulamentadora 5 (NR-5), contida na portaria 3.214 de 08.06.78 baixada pelo Ministério do Trabalho.

“O objetivo básico da CIPA é fazer com que empregadores e empregados trabalhem conjuntamente na tarefa de prevenir acidentes e melhorar a qualidade do ambiente de trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador” explica o Técnico de Segurança do Trabalho da Santa Casa, Danilo Cagliari Casella.

Na ocasião foi apresentado o presidente indicado pelo empregador sendo o trabalhador Ricardo Magna Muraroto e os demais membros indicaram trabalhadores para os cargos de vice-presidente e secretário sendo Eliane Marques da Silva e Danilo Cagliari Casella respectivamente.

Ricardo Magna Muraroto
Assistente de Comunicação
Nadir Vieira Candido
Encarregada da Lavanderia
Ivete dos Santos Ferreira
Encarregada da Limpeza
Milena Fattori Domingues
Enfermeira
Benedito de Oliveira Barbosa
Aux. Serviços Gerais
Lucilene Vieira Dutra
Assistente Social
Maria Terezinha Gobbo Barbo
Auxiliar Administrativo

Como representantes dos empregados, escolhidos por votação, foram empossados os seguintes membros:

1º Eliane Marques da Silva
Diretora Enfermagem
2º Danilo Cagliari Casella
Téc. Segurança
3º Telma Fernanda Mendonça
Compradora
4º Vander Caferro Coelho
Téc. Enfermagem
5º Ângela Ap. Sussai Manzano
Téc. Enfermagem
6º Odair Oliveira da Costa
Aux. Administrativo
7º Leidemere Bozzolo Lopes
Téc. Enfermagem

Os ‘cipeiros’ da Santa Casa participarão de reuniões ordinárias que acontecem mensalmente. Danilo comenta que “o trabalho da CIPA tem sido relevante para a entidade com ações preventivas e educativas que envolveram a elaboração de um plano de ação para a lavanderia, mapeando riscos, condições de trabalho dos funcionários e possíveis soluções. Realizou um levantamento da situação dos equipamentos de proteção e combate a incêndio, também vem intervindo nas obras em andamento no hospital fornecendo EPI’s (Equipamentos de proteção individuais) para os trabalhadores, atentando para as construções dentro das normas. Os membros da CIPA realizam ainda visitas periodicamente em outros hospitais a fim de verificar a situação e trazer novidades e está em planejamento para a implantação da ginástica laboral, projeto que surgiu através da organização e mobilização dos funcionários no “Dia do Desafio” pela comissão.

Membros da CIPA realizam Carnaval da Alegria!


Como forma de chamar a atenção para a prevenção e o uso da camisinha no carnaval, os membros da CIPA da Santa Casa realizaram junto aos colaboradores o "Carnaval da Alegria", onde todos os funcionários do hospital foram abordados e receberam preservativos, além de informativo a respeito da Aids.

Segundo Eliane Marques, vice-presidente da CIPA, "o objetivo é conscientizar nossos colaboradores para o risco da infecção principalmente nesta data festiva de forma divertida, já que no dia-a-dia esses profissionais se deparam com situações reais causadas pela doença e precisam ficarem atentos ao risco da própria contaminação. Se pelo menos uma pessoa lembrar de utilizar a camisinha ou repassá-la a alguém, seja amigo, vizinho ou parente já estamos satisfeitos".

Foram distribuídos cerca de 900 preservativos aos colaboradores do hospital através de parceria com o Ambulatório de DST/Aids da Clinica de Especialidade do Consórcio Intermunicipal de Saúde - CISA.
 

"Um dos trabalhos dos cipeiros é pensar e colaborar em campanhas de prevenção, por isso nosso foco está sempre voltado à cuidar da saúde de quem cuida, priorizando a qualidade da saúde de nossos funcinários" reforça Ricardo Muraroto, presidente da CIPA.

A ação da CIPA foi estendida para os usuários do hospital através de um dispenser de camisinhas disponibilizado na recepção da Santa Casa para que os visitantes, acompanhantes e todos que passam por lá possam também garantir a sua. No "Dia de Conviver", dia em que é comemorado o anivesário dos colaboradores a ação continuou, inclusive com a distribuição da camisinha feminina em comemoração ao dia "Internacional da Mulher", também cedidas pelo ambulatório de DST/Aids.

"Esta ação teve total apoio da administração do hospital que também acredita e está focada no cuidado de seus colaboradores, aproveitando para agraceder aos funcionários do ambulatório de DST/Aids e do CISA na pessoa da Tereza" reforça Eliane.

Clique aqui para ver mais fotos da ação

Nenhum comentário:

Postar um comentário