26/12/2012


Santa Casa de Buritama adere ao movimento Tabela SUS, Reajuste já

Por causa da crise que várias Santas Casas do Estado de São Paulo estão passando, os hospitais se organizaram para criar o movimento “Tabela SUS, Reajuste Já”. A adesão conta com mais de 80 entidades, inclusive Mato Grosso, Minas Gerais e Ceará, a fim de reivindicar providências aos governos estadual e federal. O movimento teme a falência dos hospitais.
Responsáveis por 57% dos atendimentos da saúde pública no Brasil, as entidades beneficentes sofrem com uma tabela de repasses defasada e com o endividamento. Deputados estaduais e federais também participam do movimento para cobrar providências governamentais.

Entidades filantrópicas buscam reivindicar mais financiamento público para não parar atendimento à saúde

A campanha foi articulada em setembro na cidade de Votuporanga durante reunião com um grupo de representantes dos hospitais paulistas para discutir meios de evitar a falência das instituições por causa da defasagem da tabela SUS (Sistema Único de Saúde). A cada R$ 100 gastos pelos hospitais em média, o poder público repassa R$ 60, o que gera uma dívida crônica para as entidades de saúde.
Depois da ação conjunta promovida no dia 10 de setembro, entre os hospitais filantrópicos, conhecido como o dia da cor preta, o movimento realizou no dia 26 de novembro, assembleia que contou com a participação de mais de 200 representantes da saúde.

APROVAÇÃO
A “Carta de Votuporanga”, discutida e aprovada em plenária, enfoca o reajuste de 100% sobre os cem procedimentos de média e baixa complexidade e a anistia das dívidas relacionadas a tributos e contribuições, bem como a reestruturação do endividamento bancário dos hospitais.
Para conseguir agregar e envolver o maior número de apoiadores, o movimento criou no Facebook uma página para disseminar as ideias da campanha. Acesse, conheça e espalhe: www.facebook.com/tabelasusreajusteja.






Nenhum comentário:

Postar um comentário