07/12/2012


Santa Casa de Buritama alerta para os cuidados com a alimentação nas festas de final de ano

Natal e Réveillon são datas aguardadas, seja pelos estabelecimentos comercias ou para as famílias. A rotina muda com a organização das confraternizações no trabalho, entre amigos e nas casas. Sem contar os banquetes organizados e os sabores incontestáveis do peru, cheddar, churrasco e bebidas alcoólicas. São esquecidos os pratos saudáveis como legumes e saladas.
É possível, com moderação e algumas adaptações, manter uma alimentação saudável durante as festa de final de ano. Apesar das comidas mais gordurosas, das bebidas alcoólicas, o que as pessoas menos querem nesta época do ano é engordar. Tudo para manter o corpo e a saúde em dia para o verão.

Para não deixar de comemorar as datas festivas, as pessoas devem tomar cuidado com a qualidade da alimentação consumida no final de ano

Uma alimentação balanceada é essencial para que os momentos de festa e descontração não comprometam a saúde e a qualidade de vida. De acordo com a nutricionista Delma Dilmara dos Santos Figueiredo, a primeira orientação é nunca chegar aos eventos de estômago vazio. “Frituras devem ser evitadas, uma vez que são muito calóricas e podem dificultar a circulação, aumentando os níveis de colesterol”, disse.
Segundo orientações da Secretaria de Saúde do Estado de Paulo, uma das opções para estes encontros é saborear petiscos elaborados de palitinhos de vegetais (cenoura, erva-doce, pepino), bruschetas de tomate com manjericão, tremoço ou tomates cereja. “É importante evitar o exagero de bebidas e antes de sair para as confraternizações, procurar consumir um lanche saudável”, explica a nutricionista.
Para manter-se sóbrio e não prejudicar a saúde é preciso diminuir o consumo e melhorar a hidratação. A dica é usar copos pequenos (isso ajuda a manter a bebida gelada também) e sempre alternar um copo da bebida com um copo grande de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário