05/04/2013


Santa Casa de Buritama alerta para o Dia Mundial de Combate ao Câncer

Pelo calendário a sempre uma data para se comemorar, mas o dia 8 de abril a melhor palavra é alerta. O Dia Mundial de Combate ao Câncer celebrado na segunda-feira reforça o cenário mundial de saúde que atingiu proporções gigantescas. A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas da importância da prevenção contra a doença.
Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) é previsto para o ano de 2030 que o mundo irá receber 27 milhões de novos casos de câncer, 17 milhões de mortes pela doença e 75 milhões de pessoas vivas com a doença.
O principal objetivo da ação é alertar a população para a prevenção, de nove em cada 10 casos da doença, se descobertos em estágio inicial têm chance de cura. Para que o tumor seja diagnosticado no início é preciso estar atento aos principais fatores de risco e realizar os exames preventivos.

A data foi criada pela OMS para ajudar na prevenção e dar força aos pacientes que lutam contra o câncer

Segundo a enfermeira Nancy Ferreira da Silva Cunha, a data representa para a sociedade um lembrete sobre a importância de cuidar da saúde. “Um dia em que as autoridades de saúde pública tentam conscientizar a população para a importância das medidas de prevenção como melhor tratamento contra o câncer”, disse.
Para Luiz Antonio Santini, diretor-geral do INCA (Instituto Nacional do Câncer), “com o crescimento e o envelhecimento da população no Brasil, é esperado que o número de casos de câncer aumente no país. Mas isso não significa que todas as pessoas quando envelhecerem vão ter câncer. Entre 30% a 40% dos casos da doença podem ser evitados com hábitos saudáveis como não fumar, ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, controlar o peso e o consumo de álcool e usar protetor solar”, explica - depoimento retirado do site www1.inca.gov.br.
Para que este dia seja lembrado, esteja sempre atento aos sinais do seu corpo, busque informações através do médico e seja mais um parceiro na luta contra o câncer.











Nenhum comentário:

Postar um comentário