03/09/2010

Santa Casa de Andradina também está unida na luta contra o “Câncer de Mama”.


Mesmo com tantas prevenções, nesta vida estamos propícios a qualquer tipo de coisa que possa nos acontecer. Pensando em pelo menos sanar problemas futuros, a Santa Casa de Andradina inova seus conhecimentos e declara estar preparada para melhor atender seus clientes que possuem Câncer de Mama. Sendo assim, o mastologista Dr. Idervaldson Nardacchione realizou a primeira Cirurgia de Mastectomia na Santa Casa local.
Tudo começou quando a paciente D.B.S. (siglas iniciais de seu nome) de 64 anos procurou o especialista do hospital porque havia notado um nódulo na mama direita com crescimento progressivo há quatro meses sendo indolor e com abaulamento (elevação visível da pele) no local do nódulo.
Foi realizado uma biópsia sendo constatado que se tratava do Câncer de Mama. Outros exames complementares descartaram a doença em outros órgãos.
A cirurgia proposta foi a Mastectomia simples com biópsia do linfonodo sentinela (primeiro gânglio para onde o câncer poderia se espalhar, sendo geralmente para a axila).
Durante a cirurgia, o patologista Dr. Luiz Carlos Montezzo concluiu que, ao verificar o linfonodo, detectou que o tumor não havia se espalhado para a axila, portanto não houve a necessidade de se realizar o esvaziamento ganglionar.
A paciente será mantida com um dreno para evitar hematomas e aguardará resultado do patologista responsável para definir em relação à quimioterapia. Caso seja necessário, será encaminhada para um serviço especializado.
Após o tratamento, caso a paciente desejar, poderá ser submetida à reconstrução mamária com prótese ou retalho muscular.
Por ser a primeira cirurgia realizada, a Santa Casa juntamente com o AME se põe dispostos e qualificados para atender a toda população. Caso haja alguma suspeita (como vimos no caso acima), procure o especialista o mais breve possível e não deixe que esta doença se agrave. Pois, se descoberta bem antes, os riscos são menores.
Quando se trata de prevenção todo cuidado é válido. Veja a ilustração abaixo:

clique na imagem para ampliar

Nenhum comentário:

Postar um comentário