06/06/2011

MOBILIZAÇÃO A FAVOR DA DOAÇÃO DE SANGUE

Em nome do Comitê Regional de Sáude dos Hospitais da região de Araçatuba, queremos parabenizar esta mobilização dos hospitais a favor da DOAÇÃO DE SANGUE. Realmente é uma iniciativa digna de aplausos.



GTH lança campanha de doação de sangue em prol do Hemocentro

Devido a constante falta de sangue no Hemocentro de Araçatuba, o GTH (Grupo de Trabalho e Humanização) da Santa Casa de Araçatuba vai promover a 1° campanha “Doe Sangue! Venha Salvar Vidas! Convide Seus amigos!”, que este ano ocorrerá nos meses de junho, julho e agosto.

O objetivo da campanha que será realizada a cada três meses é captar o maior número de doadores possíveis e abastecer o Hemocentro de Araçatuba que precisa suprir a demanda de 42 municípios da região.

A coordenadora do GTH, Adriana Peres, explica que para captar esses doadores cupons serão distribuídos aos funcionários da entidade, Farmácia de Alto Custo do município e AME (Ambulatório Médico de Especialidades). Estes cupons deverão ser entregues a uma pessoa que não trabalha nestes setores da saúde, “cada funcionário deverá convidar uma pessoa para tornar-se um doador.”, completa Adriana.

No cupom, o doador colocará seu nome, contatos, endereço e nome do funcionário que o indicou. Uma urna vai estar disponível no hemocentro durante os três meses de campanha. Em setembro haverá um sorteio e o doador e funcionário que o indicou receberão um prêmio que ainda não foi definido.

“Só poderá participar do sorteio quem realmente doou sangue, por isto o hemocentro disponibilizará para a Santa Casa uma lista com o nome dos doadores.”, adverte Adriana.

No final de cada mês de doação, a equipe do GTH fará um trabalho de conscientização tanto na Santa Casa, como na Farmácia de Alto Custo e AME. Os integrantes do Grupo irão pessoalmente falar com os pacientes e funcionários desses locais para que se tornem um doador.

Bolsas

Por ser um hospital de média e alta complexidade que e atende mais de 40 municípios da região de Araçatuba a Santa Casa necessita de muitas das bolsas de sangue disponíveis no Hemocentro. Cerca de 50 bolsas são utilizadas diariamente na entidade. Pacientes vítimas de traumas causados por acidentes automobilísticos, leucemia, cardiopatas que necessitam de intervenção cirúrgica e também os que passam por outros tipos de cirurgia com perda de sangue, são os que mais precisam de transfusão. O hemocentro de Araçatuba fornece bolsas de sangue para 42 municípios da região e, para suprir a demanda de pedidos diários necessita da média de 60 doadores/dia, mas apenas a média de 20 doadores/dia passa pelo local.

Segundo a Agente em Captação Doadores do Hemocentro, Luciana Aparecida Mantovani, até o sangue mais comum, O+, está em falta e um dos tipos de sangue mais raros, O-, já acabou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário