07/06/2011

Araçatuba-SP / Arborização marca Semana do Meio Ambiente no Ritinha Prates

Semana do meio ambiente e marcado com plantio de árvores em unidade de saúde

Araçatuba-SP - O Hospital Neurológico Ritinha Prates, realizou na manhã desta segunda-feira, dia 06 e 07 de junho, na sede da entidade a palestra “Por uma cidade Sustentável”, ministrada pela agente sócio ambiental da organização não-governamental, Poluição Zero, Lenice Freitas. O evento faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente.

De acordo com Lenice os assuntos abordados promovem à conscientização e sensibilização a respeito da coleta seletiva e destino legal do lixo eletrônico. “A Revolução Industrial, trouxe além do desenvolvimento a produção de lixo. Porém, não foi levado em conta o que faríamos com o lixo, qual seria seu destino final, isso tem conseqüências sérias em nosso dia-a-dia”.

A palestrante ressaltou sobre a dinâmica da sociedade pós-moderna, e refletiu sobre o esquecimento de valores sócioambientais. “Vivemos em uma sociedade imediatista, que por várias vezes esquece-se de questões fundamentais para preservação da vida, como o Meio Ambiente, sua sustentabilidade e as conseqüências refletidas no bem estar do individuo”.

Um dos assuntos abordados é a coleta seletiva, com um pouco de criatividade qualquer pessoa pode fazer a segregação do lixo. “Não é necessário ter vários recipientes com diferentes cores, podemos usar a criatividade e ter medidas alternativas, separar o orgânico do reciclado já é um passo. Outro fator, antes de adquirirmos um produtos temos que pensar, qual o tempo essa embalagem demora para ser degradada? Por exemplo, uma sacola de plástico leva em média 100 anos, já o vidro, 1 milhão de anos, temos que refletir e achar medidas alternativas” reafirmou.

A direção do hospital pensando no desenvolvimento sustentável e consciente de seu papel na preservação do meio ambiente entrou na campanha. “Trabalhamos na área da saúde do ser humano, e tudo aquilo que reflete na sua qualidade de vida é nosso foco de atenção, sem a preservação do meio ambiente, automaticamente teremos pessoas mais vulneráveis as doenças ocasionadas pela poluição” ressaltou a presidente do Ritinha Prates, Maria Aparecida Nascimento Xavier.



Além da palestra, foi realizado o plantio de 20 mudas de árvores na Rua Antônio de Godoy, (lateral do Ritinha Prates), pelos próprios colaboradores da organização. “Nosso proposta inicial e fazer a arborização externa. Em uma área de 160 metros de quarteirão, não existia nenhuma árvore plantada. Após isso, faremos à revitalização da área verde interna, pensando no meio ambiente e na qualidade de vida de nossos pacientes” afirmou Cida.

Segundo a presidente, a proposta e promover ações de revitalização e humanização utilizando de iniciativas de meio ambiente. “A partir de agora os próprios colaboradores tem a missão de cuidar, zelar e fazer com que prosperem as mudas plantadas, ou seja, é um processo de construção, é todos nós caminhamos juntos”.





























































































Atenciosamente;

Leonardo Pereira
Assessor de Comunicação
Hospital Neurológico Ritinha Prates
Skype: hrp.comunicacao.leonardo

Tel.: (18) 3117-3627
Cel.: (18) 9133-5972
(18) 8136-6334
(18) 9749-9152

Nenhum comentário:

Postar um comentário