04/10/2012


Solidariedade transforma hospital de Buritama em receptor de leite humano
  
Há crianças que contam desde a infância com a solidariedade para viverem ou gozarem de boa saúde. É o caso de bebês prematuros internados nas UTIs neonatais (Unidades de Terapias Intensivas). Nessas situações, entram em ação as “mães de leite”, título dado àquelas que produzem leite suficiente para amamentarem seus bebês e doarem para salvar vidas de outros recém-nascidos.
No caso de Buritama, se nascer alguma criança prematura, o bebê é encaminhado a Santa Casa de Araçatuba aonde receberá todo o tratamento necessário para se recuperar e ter uma vida saudável. A dificuldade do hospital é encontrar doadoras de leite humano para ajudar no tratamento e desenvolvimento de bebês internados na UTI.
Para incentivar e beneficiar as mães e seus bebês, a Santa Casa em parceria com a voluntária e coordenadora da captação de leite humano, em Buritama, Lais Bacilieri, busca criar dentro do hospital um local para armazenamento de leite materno.

A solidariedade das “mães de leite” garante aos bebês prematuros a chance de viver com saúde

De acordo com a enfermeira-técnica, Patrícia Antônia Pereira do Nascimento, o leite é utilizado em bebês prematuros ou nos casos em que a mãe não pode amamentar. “A colaboração é fundamental para difundir a amamentação como única fonte de alimentação do bebê, pelo menos até os seis primeiros meses, quando as mães naturais não podem fornecer o produto”, disse.
A solidariedade de Bacilieri deve motivar outras mães para doar leite humano. O trabalho de orientação, treinamento e incentivo é de responsabilidade da voluntária. “Enquanto o leite artificial oferece riscos à saúde das crianças, sendo indicado em casos extremos, no entanto, o leite humano salva vidas e diminui a mortalidade. Têm mães que não produz e se ela souber que pode contar com o leite humano, ela se sente menos impotente”, explica a voluntária.
Sem apoio ou incentivo, Bacilieri - mãe de dois filhos - desenvolve este trabalho no município. A parceria deve aumentar o número de doadoras que contará com um local específico para receber o leite humano.
O produto será encaminhado para Araçatuba e passará por um processo de pasteurização e é refrigerado. É possível armazená-lo durante seis meses sem que o leite perca as propriedades nutricionais. Contudo, devido à demanda o produto é consumido antes do término de validade.

SERVIÇO

O Banco de Leite de Buritama fica na Santa Casa da cidade (rua Guilherme Guerbas, 353). O telefone é (18) 3691-9535.




Nenhum comentário:

Postar um comentário