01/10/2012


Santa Casa de Buritama alerta sobre tuberculose

Tosse por mais de duas semanas pede atenção redobrada, esta é a recomendação do Ministério da Saúde. Antes de prolongar os sintomas é preciso acompanhamento de perto. A tuberculose é uma doença infecciosa causada por um micróbio chamado “bacilo de Koch”. Atinge os pulmões, mas pode ocorrer em outras partes do corpo como gânglios, rins, ossos, intestinos e meninges.
De acordo com o pneumologista e consultor da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, Ricardo Martins, ele explica que, no caso da tuberculose, a tosse prolongada e acompanhada ou não de catarro deve ser associada a fatores como febre, calafrios, suor intenso e perda de peso e de apetite.

Buscar tratamento imediato é a melhor maneira de combater a doença para ter uma vida saudável

O Ministério da Saúde lançou a campanha nacional de enfrentamento à tuberculose. Segundo a cartilha, o tratamento dura, no mínino, seis meses e, além do vínculo entre o profissional de saúde e a pessoa com tuberculose, a adesão ao tratamento é fundamental para não haver abandono para alcançar a cura.
Conforme a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, a transmissão ocorre quando o doente tosse, fala ou espirra, ele espalha no ar gotas pequenas do micróbio da tuberculose. Para prevenir a doença é importante identificar rapidamente os pacientes para tratá-los, reduzindo a chance de contaminação do ar.
Em caso de suspeita da doença, a recomendação da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e Ministério da Saúde é bem simples: procurar o mais rápido a UBS (Unidade Básica de Saúde) para uma consulta médica.




Nenhum comentário:

Postar um comentário