06/03/2013


Doar leite materno é multiplicar a vida de bebês

Com o objetivo de sensibilizar as mães da microrregião, a Santa Casa de Buritama incentiva a doação de leite humano.  Toda mulher que amamenta pode doar leite materno para que os bancos de leite consigam atender a demanda de recém-nascidos prematuros e de baixo peso que são internados.
Para as mães interessadas em fazer parte da rede de solidariedade, o banco de leite materno de Araçatuba localizado no Hospital Municipal da Mulher busca lactantes para contribuir e manter o estoque em alta.
É importante doar leite materno, pois ele salva vidas, principalmente de bebês prematuros, internados em UTI (Unidade de Terapia Intensiva), com baixo peso e com patologias específicas que só permitem consumo de leite materno”, ao afirmar que estudos mostram avanços no quadro clínico do bebê ao receber o leite humano. Explica em nota a Secretaria Municipal de Araçatuba.
Para a assessora em saúde, Nancy Ferreira da Silva Cunha, sem a doação de leite não seria possível salvar vidas. Segundo ela, muitas crianças sobrevivem graças a este ato de solidariedade de mães brasileiras. “É importante sensibilizar cada vez mais pessoas e buscando mais mães para se envolverem nessa corrente”, diz.
É somar saúde com solidariedade. É dividir o alimento mais completo que existe. É diminuir a mortalidade infantil

Após a doação, o leite é pasteurizado. Durante o processo, a perca de nutrientes é baixo. O leite materno é rico em nutrientes e células de defesa, do que as fórmulas industrializadas. “Como o próprio nome diz, o leite materno é específico para o ser humano. Ele só traz benefícios para o bebê e para a mamãe”, concluiu a nota.
A doação não causa reação indesejada a doadora, apenas sensações de prazer, satisfação e bem-estar. O ato de amor salva vidas de recém-nascidos indefesos. Quanto maior o estímulo, maior será a produção de leite, beneficiando a mãe, filho e receptor.
As mães que queiram doar leite devem estar em boas condições de saúde, não utilizar medicamentos que contra indiquem a amamentação. Não fumar, não consumir bebidas alcoólicas e drogas ilícitas.
As mulheres interessadas em doar leite humano devem ligar para o telefone (18) 3691-1170 e dizer que querem ser doadoras. Após o primeiro contato, uma equipe do banco de leite agendará uma entrevista na residência da mãe. O Hospital da Mulher fica na rua Sacadura Cabral, 471, bairro Aviação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário