27/03/2013


Santa Casa de Buritama na luta contra a dengue

Todo o ano a dengue atinge muitas pessoas no estado de São Paulo e a ajuda da população pode evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Por isso, o trabalho de fiscalização em casa deve ser diário, sem as medidas de segurança, as cidades correm o risco de ter que enfrentar uma epidemia da doença.
Para preservar a sua saúde e da sua família, elimine da sua casa ou do seu trabalho a água acumulada em calhas, ralos, pratos de vasos de plantas ou pneus e mantenha a caixa de água bem fechada. Essas atitudes podem impedir a proliferação do mosquito da dengue.
De acordo com o enfermeiro Edilson Carlos de Paiva, a população precisa manter os quintais e ambiente livre dos criadouros do mosquito da dengue. “Qualquer recipiente que possa acumular água é um criadouro, até mesmo uma casca de ovo, uma tampinha de garrafa ou a caixa d’água da nossa casa”, disse.

A dengue é uma doença grave e pode matar; eliminar os criadouros é a melhor alternativa para evitar a proliferação do Aedes aegypti

Segundo ele, os sintomas da dengue são febre, dor de cabeça - mais forte no fundo dos olhos, dor no corpo e manchas vermelhas. “Em caso de suspeita é preciso procurar assistência médica o mais rápido possível”, declara.
A conscientização é a melhor alternativa para evitar o surgimento da doença e a proliferação do mosquito na cidade. “É uma guerra de todos. Precisamos compreender que a dengue é muito perigosa. Somente com o esforço em conjunto será possível vencer este desafio”, comenta.
Para Paiva, a dengue pode matar senão houver cuidados imediatos no paciente. “Ainda não existe remédio contra a dengue. Somente tratamento paliativo. O que vai combater os sinais e sintomas, como por exemplo, febre, dor de cabeça, mas é importante que as pessoas não tomem medicamento sem o conhecimento médico”, finaliza.




                                                                                                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário