22/03/2013


Santa Casa de Buritama realiza palestra para funcionários da entidade e das UBS das secretarias municipais de saúde

Profissionais da saúde participaram na terça-feira, 19, da palestra sobre “Notificações compulsórias” realizada pela enfermeira e responsável pela vigilância epidemiológica, Mirlene Cristina de Freitas Garcia. O encontro aconteceu no anfiteatro da Santa Casa de Buritama e contou com a presença da médica Renata Chimoti Onishi, referência no município para doenças de notificação compulsória.
O projeto de Educação Continuada oferece mensalmente curso de capacitação na área para funcionários da entidade desde 2010. O evento é gratuito e busca a valorização dos funcionários da área por meio de discussão de temas para a melhoria dos serviços prestados à população.
A notificação é a comunicação de ocorrência de determinada doença ou agravo a saúde, feita a autoridade sanitária por profissionais de saúde ou qualquer cidadão para fins de adoção de medidas de intervenção. “A notificação pode ser feita por qualquer indivíduo, ainda que seja uma obrigação médica e que mais frequentemente seja feita por profissional de saúde não médico”, explica Garcia.

A troca de experiência entre profissionais ajuda a melhorar o atendimento de pacientes da microrregião de Buritama

Segundo a enfermeira, toda a informação é investigada para a intervenção dos profissionais da vigilância epidemiológica. “Todas as ações preventivas e de controle são norteadas pelas notificações. O conhecimento do perfil de morbidade e as estatísticas de saúde tornam-se confiáveis à medida que o sistema de vigilância epidemiológica passa a ser conhecido e prestigiado por todo segmento de saúde, seja público ou privado”, comenta.
Segundo a Enfermeira Nancy Ferreira da Silva Cunha, o profissional de saúde ao participar deste projeto adquire informações para casos que podem ocorrer no hospital de Buritama, além de ampliar conhecimentos. “A capacitação mensal é uma forma de esclarecer sobre mudanças no cenário nacional da saúde e de manter o funcionário atualizado, já que é preciso unir as informações da profissão para melhorar no atendimento”, explica.
O projeto educacional conta com a organização da Semana de Enfermagem promovida em maio em comemoração ao Dia do Enfermeiro. Mais informações, o interessado deve entrar em contato pelo telefone (18) 3691-9535 ou na Santa Casa, na rua Guilherme Guerbas, 353, centro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário