28/04/2011

Araçatuba-SP / Funcionários da Santa Casa de Araçatuba recebem vacina contra Gripe

Nos dias 26 e 27 de abril, os funcionários da Santa Casa de Araçatuba serão vacinados contra Gripe. A campanha de vacinação começou esta semana em todo país determinada pelo Ministério da Saúde. Segundo Alexandre Padilha, ministro da saúde a vacina já reduziu 60% o número de internações decorrentes da geripe. A vacina protege contra os três principais vírus que circularam no hemisfério Sul em 2010, entre eles o da influenza A (H1N1). A campanha nacional vai até o dia 13 de maio.

Na Santa Casa de Araçatuba, cerca de 1.500 pessoas serão vacinadas, dentre elas funcionários e colaboradores. No ano passado mais de 1.000 funcionários foram imunizados. A expectativa da vigilância epidemiológica do município é que 23 mil pessoas sejam vacinadas em toda a cidade.

No ano passado a campanha foi direcionada apenas a idosos acima de 60 anos e indígenas, este ano incluirá crianças de seis meses a dois anos incompletos, gestantes em qualquer período da gestação e funcionários do serviço de saúde.

Segundo informações da Prefeitura de Araçatuba no dia, 30 de abril, além de todas as UBSs, haverá postos volantes no Multishop, Araçatuba Shopping, nos Supermercados Amigão, Rondon do bairro Jussara e Cobrac e Coopbanc. Crianças com até 12 anos só receberão a vacina nas UBS. Do dia 09 a 13 de maio será a vez dos doentes crônicos e, ainda assim, haverá continuidade para os demais grupos.

Campanha
Para realizar a campanha, o governo federal investiu R$ 229 milhões na compra da vacina. Além disso, o Ministério da Saúde repassou R$ 61,7 milhões diretamente para as Secretarias de Saúde dos Estados e Municípios estruturarem as campanhas de vacinação de todo o ano. São os estados e municípios os responsáveis pela aquisição de seringas, agulhas e pagamento de outras despesas. As campanhas contam, ainda, com recursos das próprias secretarias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário