02/05/2011

Penápolis-SP / HUMANIZAÇÃO NO PARTO: Santa Casa cria “Comitê de Perinatologia”

A Santa Casa de Penápolis através do Grupo de Trabalho Humanizado criou o “Comitê de Perinatologia que tem por finalidade promover a análise do trabalho através de coleta de dados e informações na área materno infantil, atuando não como um programa punitivo e sim com foco na prevenção de situações errôneas que possam vir a ocorrer durante o processo de parto.

Segundo os membros do comitê, o trabalho tem como função auxiliar e atuar como referencial de qualidade na promoção e manutenção de uma assistência adequada e favorável ao atendimento humanizado e diferenciado, livre de agravos físicos ou biológicos, psicológicos sociais e espirituais.

O comitê está em fase de estruturação realizando o levantamento das necessidades e intervenções. Composto por uma equipe multiprofissional do hospital, conta com médicos obstetras e pediatras, assistente social, enfermeiros e psicólogo.
 
                Membros do "Comitê de Perinatologia" reunidos

 A comissão já elaborou o regimento interno definindo entre suas funções as seguintes responsabilidades:
1. Realizar a captação de dados e informações de assistência materno infantil, definindo padrões de relevância para a área de enfoque do comitê.
2. Elaborar de formas e instrumentos para realização da coleta de dados;
3. Promover a análise e triagem dos dados coletados;
4. Analisar os dados pertinentes á:
 Queixas
 Ocorrências
 Conflitos entre equipes multidisciplinares
 Avaliação de dados indicadores
5. Estabelecer metas e propostas de atuação preventiva;
6. Estabelecer uma relação de parceria junto às equipes técnicas dos setores;
7. Atuar como referencial para promoção e manutenção da qualidade da assistência;
8. Promover após a constante avaliação dos dados propostas de educação continuada junto às equipes nas áreas ou pontos de maior déficit na assistência;
9. Realizar periodicamente cursos de atualização e renovação de conhecimentos junto à equipe multidisciplinar, principalmente em relação aos temas e focos específicos de atuação do comitê.

“Estamos com isso, buscando a melhoria da qualidade do atendimento e tornando o ambiente hospitalar mais humanizado. Para que isso ocorra, precisamos olhar para nossas falhas e buscar nossa melhoria a partir de uma interação multidisciplinar focada na análise e melhoria dos padrões da assistência” salientam os membros.

              Membros discutem responsabilidades do Comitê

 Ricardo Muraroto
Assessoria de Comunicação
Santa Casa penápolis

3 comentários:

  1. Parabens aos profissionais e à alta direção da Santa Casa de Penapolis pelo empenho e competencia na concretização deste importante projeto que tenho a certeza será a guia mestra da implantação efetiva do programa de humanização do parto e do nascimento em benefício da saúde materna e fetal de toda uma região. Abçs Dr Newton Tomio Miyashita consultor da fundação Maria Cecilia do Souto Vidigal programa de Desenvolvimento Infantil

    ResponderExcluir
  2. Parabéns mesmo, Santa Casa de Penápolis, afinal, o Dr. Newton Tomio, que elogiu a iniciaiva de vocês no comentário acima, entre outras atribuições, é consultor do CEALAG para o Programa Samaritano de Apoio às Maternidades, ou seja, é alguém que está diretamente envolvido em programas de humanização do parto e do nascimento, sendo assim, é autoridade no assunto.

    ResponderExcluir
  3. Parabens tambem para as Santas Casas de Andradina e de Lins que atraves do programa de revitalização das maternidades do CEALAG/Samaritano tambem tem os seus comites de perinatologia criados e em organização, como reflexo da humanização dos processos de assistencia qualificada ao parto e ao nascimento nas suas respectivas maternidades.
    Abçs
    Dr Newton Tomio Miyashita- consultor do CEALAG/Samaritano programa de revitalização das maternidades.

    ResponderExcluir