26/09/2012


Santa Casa de Buritama conta com Comissão de Prontuários Médicos

Letra legível, organização de dados e assistência aos pacientes são algumas das atividades da Comissão de Prontuários Médicos criado em 2008 para gerenciar informações médicas dentro da Santa Casa de Buritama.
A comissão é um órgão que está ligado ao hospital e tem como objetivo avaliar o preenchimento e a qualidade dos prontuários dos pacientes que estiverem internados na Santa Casa. Busca detectar falhas no preenchimento do documento e melhorar a qualidade dos prontuários e assistência prestada aos pacientes.

A Comissão visa melhorar a eficácia dos serviços assistenciais e tem caráter normativo e educativo

“A minha função é avaliar os itens que deverão constar obrigatoriamente nos prontuários, exigir a letra legível, assinatura e carimbo do profissional que atendeu o paciente, além de realizar trabalho de conscientização sobre a importância de um prontuário bem preenchido”, disse a enfermeira Clarissa Elena Dias de Sousa Lavecchia.
Segundo ela, a comissão é um instrumento de consulta para o ensino, pesquisa, auditoria, investigação epidemiológica, processo éticos e legais, facilita ainda a comunicação entre a equipe multidisciplinar.
Os prontuários são devolvidos para o Same (Serviço de Arquivo Médico) no prazo de 24 horas após a revisão. A comissão é composta por quatro membros, sendo um médico, um da equipe de enfermagem, um do setor de faturamento e um funcionário da secretaria. “Um prontuário bem preenchido é um dever do profissional, da instituição e um direito do paciente”, afirma.



Nenhum comentário:

Postar um comentário