14/09/2012


Santas Casas se reúnem para discutir crise financeira

Hospitais do Estado de São Paulo se reuniram na segunda-feira, 10, em Votuporanga para discutir a crise financeira que afeta as instituições hospitalares. Participaram aproximadamente 50 entidades filantrópicas que representam quase sete mil leitos hospitalares. Segundo dados do Censo 2010, do IBGE, (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) são cerca de cinco milhões de pacientes atendidos.
O evento contou com a presença de provedores e administradores, inclusive da Santa Casa de Buritama. Foi discutido também repasse destinado pelo governo federal e estadual aos hospitais, a defasagem da tabela do SUS (Sistema Único de Saúde) e o déficit acumulado pela baixa remuneração.
Após o debate de ideias, os representantes das instituições, elaboraram a Carta do Interior para ser entregue a presidente Dilma Rousseff (PT) e ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) - documento sobre o reajuste de 100% da tabela SUS para os procedimentos ambulatoriais e hospitalares e anistia por parte do governo federal das dívidas por causa da defasagem do repasse do SUS.
Os deputados estaduais Carlão Pignatari (PSDB) e Ulysses Tassanari (PV) participaram e se comprometeram em colaborar com os provedores. “Esse movimento dos hospitais merece ser levado adiante por nós, junto aos nossos colegas na Assembleia Legislativa e também na Câmara Federal”, disse Carlão.
A reunião aconteceu para discutir a situação preocupante dos hospitais de São Paulo

Para o governador Alckmin, os pedidos incluem-se pagamento das autorizações de internação hospitalar - autorizadas e auditadas -, contudo, não foram pagas pelo gestor, repactuação das contratualizações (estaduais e municipais) com base nas características das entidades e a revisão do programa Pró-Santas Casas - considerando as entidades que ainda não participam e definir programas específicos aos hospitais universitários e de pequeno porte.
De acordo com o Edson Rogatti, presidente da Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo), o órgão representativo dos hospitais, busca discutir o Pró-Santas Casas com o governo do Estado. “Desenvolvendo um trabalho de custos em 10 hospitais de São Paulo comprova-se o déficit dessas instituições, já que os hospitais públicos recebem seis vezes mais pelos trabalhos que as Santas Casas prestam”. Afirma.
Segundo o provedor Sebastião Ângelo Cintra, Santa Casa de Buritama, a crise financeira aumenta com a falta de repasse. “O hospital não deixa de atender nenhum paciente, mas as despesas diárias aumentam. Se houvesse maior atenção às instituições poderíamos investir em qualificação e melhora da infraestrutura”, afirma.
Os provedores e administradores elaboraram um cronograma de ações para serem desenvolvidos nos próximos meses. No dia 10 de outubro, as instituições realizarão ato simbólico e devem utilizar uma camisa preta com os dizeres “Tabela SUS, reajuste já”. Em novembro, dia 7, acontece nova assembleia em Votuporanga para discutir as metas alcançadas e promoção de novas ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário