05/04/2012


Gestantes visitam Santa Casa de Buritama

A Santa Casa de Misericórdia São Francisco em parceria com o Fundo Social de Solidariedade e Secretaria de Saúde abriu as portas da entidade para oferecer as gestantes orientações para uma gestação saudável e um parto seguro. O objetivo é proporcionar informação sobre todo processo até o centro cirúrgico e desenvolver atividades sócio-educativas.
As gestantes foram conduzidas pela enfermeira-técnica responsável, Patrícia Antonio Pereira do Nascimento e pelo enfermeiro-obstetra Edilson Carlos de Paiva. As futuras mamães conheceram o berçário, as salas de parto e pós-parto, os leitos e profissionais que trabalham na maternidade.
“As gestantes receberam informações a respeito do momento do parto, como será a preparação e os encaminhamentos, desde a recepção pela secretaria até sua alta”, declara a enfermeira Patrícia. Segundo ela, é importante tirar as dúvidas para que o dia do nascimento do bebê possa ser tranquilo.

                                  Gestantes recebem orientação no centro cirúrgico

“Também puderam ter acesso ao centro cirúrgico, local restrito, devido ao risco de contaminação. A humanização deste trabalho oferece mais segurança e conforto durante o processo de internação”, avalia.
De acordo com o enfermeiro Edilson, as mamães também participaram de palestra. Durante a apresentação, as gestantes receberam orientações referentes aos tipos de anestesia e de trabalho de parto.
“É importante as gestantes compreender sobre todo o processo cirúrgico e entender como funciona a anestesia durante o parto”, ao afirmar que já existe parto sem dor. Comentou, ainda, a respeito do parto normal. “Nada melhor do que incentivar a mulher a ter parto normal, sendo que é fundamental encorajar e estimular esta prática”.
Ele também disse que existe uma determinação do Ministério da Saúde aos hospitais para reduzir abaixo de 30% o parto cirúrgico. “O parto normal é 12 vezes mais seguro e incentivar esta prática é necessário”, finaliza.  
Após a palestra, as futuras mamães receberam presente e participaram de café, onde ouviram do provedor, Sebastião Angelo Cintra, um relato da Santa Casa e do trabalho social que entidade desenvolve na comunidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário