19/04/2012


Instituto de Olhos faz tratamentos de visão para 40 cidades

O Departamento de Oftalmologia da Santa Casa de Buritama, conhecido como Instituto de Olhos, é referência no atendimento médico oftalmológico para 40 cidades da região de Araçatuba. A unidade funciona há 17 anos e realiza atendimento em diversas especialidades.
Os principais serviços oferecidos pelo departamento são as cirurgias de catarata, pterígio, plástica oftalmológica, calázio, e o tratamento clínico como consultas, exames e procedimentos que tratam da Retinopatia Diabética, glaucoma e outras patologias. As principais patologias atendidas são as que não tratadas levam a cegueira irreversível.
Para realização do procedimento cirúrgico de catarata, glaucoma e a retinopatia, o departamento conta com verbas municipais, estaduais e federais. De acordo com Maria Beatriz Medeiros Guimarães, administradora do departamento, o atendimento oferecido é o único serviço na região de Araçatuba, credenciado pelo Ministério da Saúde, como Centro de Referência em Oftalmologia.
O Departamento de Oftalmologia foi pioneiro no início do tratamento de glaucoma através do programa do Ministério da Saúde. O órgão serviu de exemplo para a implantação de outros serviços no Brasil. As cidades de Araraquara, Botucatu, Bauru, Presidente Prudente, Campina Grande, Campo Grande, Janaúba, Cascavel e Itabuna receberam orientações e oferecem vários serviços para a população.

O reconhecimento intensificou o atendimento gratuito no tratamento da visão

Com a portaria GM/MS 866, do Ministério da Saúde, em 2002, o departamento foi reconhecido e habilitado como centro de referência. Apenas 6 serviços no estado de São Paulo foram credenciados, entre eles, Araraquara, São José dos Campos, Faculdade Paulista de Medicina, Buritama e duas em Botucatu.
No mesmo ano, Buritama também foi autorizada, por meio da portaria SAS 559 para realizar cirurgias pelo método de facoemulsificação (técnica avançada para se realizar cirurgia de catarata). Segundo Beatriz, o reconhecimento nacional rendeu um convite para participar do Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira, de 2005, no Rio de Janeiro.
Todo atendimento feito no local é ambulatorial e custeado pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Os portadores de glaucoma passam por consulta e recebem medicamentos. O paciente ganha colírio para tratamento de 3 meses e na reavaliação do médico, se houver necessidade, ele recebe novamente, pelo mesmo período.
“O medicamento é caro se comprado, porém, neste convênio os pacientes recebem gratuitamente”, explica Beatriz, ao afirmar que o departamento também realiza trabalho educativo como a distribuição de vídeos educativos para os municípios.

SERVIÇO

Onde fica: O Instituto funciona anexo ao prédio da Santa Casa de Buritama, na rua Francisco Marangoni, 340, no centro, telefone (18) 3691-3548.

Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. O Instituto funciona aos sábados somente quando há campanha de prevenção a doenças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário