22/11/2012


Santa Casa de Buritama alerta para a prevenção do câncer de próstata

Quando o assunto é câncer de próstata, a questão cultural interfere na saúde do homem. As palavras “toque retal” causam alvoroço na classe masculina. A frase defendida por muitos homens é a seguinte “vou perder a masculinidade”. Ao contrário do que se pensa, o toque pode garantir um diagnóstico precoce da doença.
Dados do Centro de Referência em Saúde do Homem do Estado de São Paulo evidencia que cerca de 20% dos homens se recusam a passar pelo exame retal. O percentual de homens que deixam de se submeter ao procedimento é alto e preocupante. "A gente sabe que o câncer de próstata é o mais comum que afeta os homens", disse o coordenador do centro de urologia, Cláudio Murta. Informações divulgadas na Folha da Região.
Outra questão que mantém os homens distantes do consultório médico é o velho slogan “provedor da casa” - arraigado no passado, mas sem justificativa, atualmente, em jogo está a perda de um dia de serviço para uma consulta. A identificação da doença nos estágios iniciais facilita o tratamento e o torna menos invasivo. A partir dos 45 anos, todos os homens devem fazer uma bateria de exames.

Seguir quatro orientações pode garantir uma vida saudável: alimentação balanceada, realizar exercícios físicos, não fumar e procurar o médico anualmente

Para a enfermeira da Santa Casa de Buritama, Patrícia Antônia Pereira do Nascimento, a conscientização é a melhor alternativa para combater o preconceito. “Não podemos aceitar que homens deixem de fazer o exame de toque retal por causa da masculinidade, o que está em jogo é a vida do paciente”, disse.
O Instituto Lado a lado pela Vida divulgou em seu site (www.umtoqueumdrible.com.br) entrevista exclusiva com o médico Anderson Arantes Silvestrini, oncologista clínico e presidente da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica), o especialista esclareceu alguns aspectos importantes sobre o câncer de próstata.
Segundo Silvestrini, o exame de toque pode identificar aumento do tamanho da próstata, endurecimento ou mesmo lesões prostáticas como nódulos. Na entrevista, o médico disse que a chance de cura depende da extensão da doença. “Tumores localizados iniciais apresentam cura de mais de 90%, enquanto tumores mais avançados apresentam altas taxas de recidiva e metástase à distância”, dados divulgados no site Lado a Lado pela Vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário