23/11/2012


Santa Casa de Buritama alerta para doação de sangue

Pelo calendário, celebramos no domingo, dia 25, o Dia Nacional do Doador de Sangue. A conscientização é a melhor arma para combater e evitar o baixo estoque nos bancos de sangue.
Cirurgias de alta complexidade, que demandam ampla reposição de sangue, e tratamentos de radio ou quimioterapia, que podem afetar a produção do líquido, são situações comuns no cotidiano de um hospital e exigem que os Bancos de Sangue sejam constantemente abastecidos para suprir as necessidades dos pacientes.
Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto. É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes.
Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação.

Doar sangue é um excelente presente para o natal e festas de final de ano

O doador também é beneficiado, pois ao fazer a doação, tem seu sangue criteriosamente avaliado por uma equipe especializada. Em até 30 dias, recebe informações relevantes como a tipagem sanguínea e resultados dos testes de Hepatites B e C, HIV, doença de chagas, sífilis, entre outras. Caso apresente algum resultado positivo, pode iniciar imediatamente o tratamento contra a doença.

* Imagem divulgada no site www.jornalpontoinicial.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário