01/11/2012


Santa Casa de Buritama alerta para doação de sangue antes dos feriados de novembro

O sangue é um dos bens mais preciosos na hora de uma transfusão cirúrgica ou acidente. Este tratamento pode ser interrompido por causa da falta de doadores de sangue. Nos feriados, a procura aumenta, devido aos constantes acidentes em todo país.
A Santa Casa de Buritama não é um ponto de coleta de sangue, no entanto, incentiva a doação para ajudar o Hemonúcleo de Araçatuba a aumentar o estoque. O objetivo é aumentar o fluxo de doações espontâneas e, assim, garantir os estoques nos hospitais. O Estado de São Paulo tem cerca de 100 postos de coleta de sangue, dos quais 40 na capital paulista.
Segundo o provedor do hospital, Sebastião Ângelo Cintra, é preciso que a população faça as doações antes dos feriados, para evitar qualquer problema futuro de desabastecimentos dos hemonúcleos e hemocentros. “A doação é um ato de amor ao próximo e é muito importante fazer parte desta ação, portanto, é preciso conscientizar a população sobre este gesto”, afirma.

A ação é uma oportunidade para doadores como também para aqueles que queiram praticar o ato solidário pela primeira vez

De acordo com a enfermeira Patrícia Antônia Pereira do Nascimento, o sangue coletado beneficia os moradores da região. “O incentivo é importante, pois a doação pode ajudar na recuperação de muitos pacientes, inclusive de Buritama”, informou.
Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto. É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes.
Nascimento disse ainda que se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação.

SERVIÇO

O Hemocentro de Araçatuba fica na avenida Arthur Ferreira da Costa, 330, no bairro Aviação. Outras informações pelo telefone (18) 2102-9400.

Nenhum comentário:

Postar um comentário