19/11/2012


Santa Casa de Buritama recomenda o aleitamento materno

O leite materno é um alimento completo. Isso significa que, até os 6 meses, o bebê não precisa de nenhum outro alimento (chá, suco, água ou outro leite). O Ministério da Saúde informa que depois dos 6 meses, a amamentação deve ser complementada com outros alimentos. 
Segundo as recomendações, é bom que o bebê continue sendo amamentado até 2 anos ou mais. Quanto mais tempo o bebê mamar no peito, melhor para ele e para a mãe. A amamentação oferece inúmeros benefícios para a mãe e o bebê, conforme o Ministério da Saúde salientou nas orientações do programa de aleitamento materno.

A amamentação exclusiva até os 6 meses de idade e complementar até os 2 anos pode salvar vida

De acordo com a enfermeira da Santa Casa de Buritama, Patrícia Luiza Alves de Oliveira, não é possível questionar a importância do aleitamento materno. “Muitas mulheres acreditam que amamentar é algo instintivo, basta colocar a criança no peito para iniciar a alimentação. Apesar de ser um ato natural, no entanto, é importante as mães obterem informações para que o processo seja menos doloroso no caso de traumas nos seios como fissuras, dores e sangramento e que o bebê consiga mamar o suficiente para se sentir-se saciado”, disse.
O leite materno é considerado pela OMS como o alimento ideal para recém-nascidos e crianças pequenas. Ele é seguro e oferece ao bebê todos os nutrientes que precisa para um desenvolvimento saudável, além de conter anticorpos que protegem as crianças de doenças comuns na infância.

LEITE MATERNO

No caso da mãe, ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e anemia após o parto, reduz o risco de diabetes, reduz o peso mais rapidamente após o parto e diminuir o risco de câncer de mama e de ovário.
Para o recém-nascido, o leite materno tem tudo o que o bebê precisa até os 6 meses, inclusive água, e é de mais fácil digestão do que qualquer outro leite, porque foi feito para ele.

O leite humano oferece benefícios a mãe e ao bebê, por isso a importância da amamentação

Funciona como uma verdadeira vacina, protegendo a criança de muitas doenças, sugar o peito é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, ajuda a ter dentes bonitos, a desenvolver a fala e a ter uma boa respiração. Além disso, é limpo, está sempre pronto e quentinho.
“A falta de orientação e de apoio por parte de profissionais de saúde é uma das razões que levam mães a interromperem a amamentação poucas semanas após darem à luz. O leite humano garante benefícios ao bebê e a mãe e manter-se este ato natural da vida é garantia de saúde para ambos durante a amamentação”, finaliza a enfermeira da Santa Casa de Buritama, Patrícia Luiza Alves de Oliveira.

Imagens retiradas dos sites abaixo: 

www.dzai.com.br (primeira imagem)
www.amambainoticias.com.br (segunda imagem)



Nenhum comentário:

Postar um comentário