31/01/2013


Funcionários comemoram aniversário na Santa Casa

Os funcionários da Santa Casa de Buritama participaram na quinta-feira, 31, da confraternização em homenagem aos aniversariantes de janeiro. A comemoração é realizada desde 2009, por meio do projeto GTH (Grupo de Trabalho de Integração). A festa contou com refrigerantes, salgados preparados pelo SND (Setor de Nutrição e Dietética) e bolo doado pela padaria Doce Sabor - localizada ao lado do Departamento de Oftalmologia, conhecido como Instituto de Olhos.
O Objetivo é aproximar os profissionais de cada setor como forma de fortalecer o vínculo afetivo e criar novas amizades dentro da entidade. “As atividades de humanização buscam diminuir o stress do trabalho e ter colaboradores mais integrados e emocionalmente mais saudáveis para poderem realizar suas funções de forma qualificada para a população de Buritama e região”, afirma a nutricionista e coordenadora do projeto, Delma Dilmara dos Santos Figueiredo.

A contribuição dos estabelecimentos comerciais ajuda a entidade a promover festa de aniversário na entidade

De acordo com o provedor André Luiz Lourenço Nevack, a comemoração é uma forma de valorizar e favorecer o desenvolvimento comportamental dos funcionários. “A contribuição das práticas de humanização interfere diretamente na identificação e desempenho dos funcionários dentro da Santa Casa”, finaliza.

Lista de aniversariantes

04/01 - Clarissa Elena Dias de Sousa
08/01 - Gislaine Murakami Rodrigues
18/01 - Rosana Cristina Teixeira
21/01 - Mariusa Narciso
21/01 - Lucilene Espani Trindade
24/01 - Antônio Marcos Ferraz
26/01 - Gevanildo Vieira Dias
26/01 - Patrícia Luiza Alves de Oliveira

30/01/2013


Santa Casa de Buritama alerta para a prevenção da hepatite B

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo promove em janeiro uma campanha para intensificar a vacinação contra hepatite B. Período chamado de “força-tarefa”, a intenção é imunizar mais de 4,5 milhões de paulistas contra a doença.
O objetivo é vacinar pessoas com até 29 anos de idade e a meta é aproveitar o período de férias para imunizar adolescentes e jovens de 15 a 29 anos. Segundo informações disponíveis no site da Secretaria de Estado, a vacina se encontra disponível gratuitamente nos postos de saúde.

Vacina está disponível no SUS para pessoas com até 29 anos de idade e grupos de risco

Os números apontam que somente 67% da população entre 15 a 29 anos estão imunizadas contra a hepatite B. “É preciso intensificar a prevenção e somente mantendo as vacinas em dia, as pessoas conseguem evitar a doença”, disse a enfermeira da Santa Casa de Buritama, Patrícia Luiza Alves de Oliveira.
A prevenção se estende para os grupos considerados de risco como profissionais do sexo, homens que fazem sexo com homens, usuários de drogas injetáveis, manicures, podólogos, profissionais de saúde, entre outros.
A enfermeira disse que é preciso tomar três doses para ficar completamente protegido. A segunda dose acontece um mês após a primeira. A terceira deve ser tomada após seis meses.








28/01/2013


Santa Casa de Buritama realiza Festa do Milho

Comidas típicas e solidariedade. A Festa do Milho abre as festividades no feriado prolongado de carnaval. Entre os dias 8, 9, 10 e 11 de fevereiro, a diretoria da Santa Casa, em parceria com funcionários e voluntários promovem a 7ª edição do evento em prol ao hospital de Buritama. O dinheiro arrecadado com a venda de alimentos, bebidas e bingo serão usados para a manutenção do hospital.
Nas barracas todo tipo de comida feita é claro com o milho. Sorvete, bolo, curau, pamonha. Tem tanta coisa boa que fica até difícil escolher. Um prato típico da festa é a famosa quenga, nome engraçado que aguça o paladar de quem experimenta.

Feriado prolongado será de muita diversão e comida farta com a organização do carnaval e Festa do Milho

Cerca de duas mil pessoas por noite devem passar pelo local. Gente da região de Araçatuba, São José do Rio Preto, Votuporanga e até da capital paulista. O dinheiro arrecadado é destinado para o hospital.
Segundo o provedor da Santa Casa, André Luiz Lourenço Nevack, a Festa do Milho é mais uma oportunidade da população da cidade e região de ajudar a entidade. “As pessoas poderão consumir ótimos pratos, depois de divertir no carnaval, além de no final estar ajudando o hospital que depende dessas atividades beneficentes para manter o local em pleno funcionamento”, finaliza.

 Santa Casa de Buritama conta com site interativo

A interatividade é uma maneira das pessoas conhecem o trabalho da empresa ou instituição. Também é uma forma de tornar-se conhecida na era da tecnologia. Assim pode ser classificado o site da Santa Casa de Misericórdia São Francisco de Buritama que foi reformulado em 2012.
A página é uma ferramenta de divulgação de notícias, balanços, entrevistas, vídeos informativos, fotos dos recém-nascidos e álbuns dos eventos. Os internautas conseguem acessar também as edições do boletim informativo.
A novidade é a inserção nas redes sociais. O hospital conta com sua página no facebook para divulgar e interagir com a tecnologia. O endereço do site é www.santacasaburitama.org, onde você pode acessar notícias atualizadas durante o dia. A antiga página passou por reformulação e acompanha os avanços tecnológicos de interação e velocidade. O meio eletrônico renasce com mais espaço para a sua participação.

O novo visual do site do hospital oferece mais dinamismo, sem perder o acesso a informação

O público pode deixar mensagens para os familiares na seção “Berçário Virtual”, e buscar solucionar problemas nos quatros Fale Conosco e Ouvidoria. O site se inovou para ter a presença dos internautas. “O site foi elaborado para ser uma ferramenta de aproximação com o público. Espaço para isso é o que não falta na internet”, diz o assessor de comunicação, Silvio Cesar dos Santos.
“Elaborado para facilitar a navegação do usuário, o canal tem menus simplificados e oferece múltiplas formas de acesso e busca por informações”, explica o administrador Gevanildo Vieira Dias.
Para o responsável pelo setor tecnologia de informação, Alberto Prates de Oliveira, o site é de fácil navegação. “Os usuários terão facilidade para acessar as informações, a página na web oferece informações institucionais, notícias e ainda interação com as redes sociais para que o público possa interagir com a Santa Casa”, disse.

21/01/2013


Comitê Regional de Saúde

O Comitê Regional de Saúde foi criado durante o programa de revitalização dos hospitais filantrópicos (2008/2010) e desde o início conta com o apoio do consultor Luiz Otávio Vianna (Cealag - Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão).
Em 2012 foram realizados reuniões mensais com a participação de 13 hospitais, com aproximadamente 30 pessoas. O Comitê realizou atividades relacionadas a aleitamento materno, negociação coletiva de compras, humanização e outros assuntos. Durante a reunião serão escolhidos os hospitais responsáveis pela coordenação e secretaria.

Luiz Cláudio Moreira/ Cléo Santos.  
COMITÊ REGIONAL DE SAÚDE - REGIONAL ARAÇATUBA
Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba - Hospital Sede
(18) 3607-3003
(18) 8811-9070



REUNIÃO DE 23/01/2013 às 09 horas
Organização: Comitê Regional de Saúde - DRS ll
Local: 
Departamento Regional de Saúde - ll
Endereço: 
Rua Oscar Rodrigues Alves, 1296
TELEF.
(18) 3623-7010

HORÁRIO
PAUTA
09:00
Espaço aberto a Santa Casa de Araçatuba - coordenação 2012.
Abertura e Apresentação de resumo do ano 2012.
09:15
Espaço aberto ao consultor Luiz Otávio Vianna
09:30
Espaço aberto ao Dr. José Carlos Teixeira, Secretário da Saúde
09:45
Escolha dos Hospitais: Coordenador e Secretaria para 2013
Participação de todos
10:00
Definição de Atividades do Comitê para 2013/ pauta para próxima reunião.
Participação de todos
11:00
ENCERRAMENTO   

17/01/2013


Festa do Milho vai ajudar a Santa Casa 

 

A diretoria da Santa Casa de Misericórdia São Francisco de Buritama promove entre os dias 8, 9, 10, e 11 de fevereiro, na praça Dom Lafaite Libânio, a partir das 19h30, a 7º Festa do Milho. O dinheiro arrecadado com a venda de alimentos, bebidas e bingo serão usados para a manutenção do hospital.
De acordo com o provedor da Santa Casa, André Luiz Lourenço Nevack, na festa serão vendidas pamonhas, curau, bolinho frito, sorvetes, porções de frango, arroz carreteiro, galinhada, escondidinho, pastel, coxinha, milho cozido, churrasco, além de refrigerantes e cerveja.
Nas barracas comandadas pelos voluntários e funcionários serão comercializados vários pratos, que têm como ingrediente principal o milho verde. Os alimentos são preparados por colaboradores da entidade. Um prato típico da festa é a famosa quenga, nome engraçado que aguça o paladar de quem experimenta.

Comidas típicas e solidariedade; Festa do Milho abre as festividades do carnaval

Nevack disse ainda que as cartelas para o bingo serão vendidas a R$ 20. Elas serão válidas para as quatro noites da festa. "Todas as noites o prêmio principal do bingo vai ser R$ mil reais". Ao afirmar que a expectativa é alcançar o sucesso do ano passado e melhorar o evento a cada ano.
O provedor explicou que a escolha do período de carnaval para a realização da festa é proposital, pois é nessa época do ano que Buritama costuma receber um grande número de visitantes. Gente da região de Araçatuba, São José do Rio Preto, Votuporanga e até da capital paulista. "A cidade tem potencial turístico e no carnaval, costuma ficar cheia de turistas, o que deve ajudar nas vendas durante a Festa do Milho", destaca.



Santa Casa de Buritama realiza treinamentos para colaboradores

A Santa Casa de Misericórdia São Francisco de Buritama realizou na quinta (17) e sexta-feira (18) treinamento operacional do sistema MV sobre atendimento. Foram convidados 14 funcionários do pronto-socorro e oito do consórcio da prefeitura de Buritama. O treinamento foi dividido em duas turmas, com seis horas de duração e ocorreu na sala de reuniões do hospital.
Entre os participantes, estão às recepcionistas, técnicos e auxiliares de enfermagem. O curso visa preparar os funcionários para o registro correto das informações de atendimento do sistema de gestão hospitalar e exibir indicadores com resultados precisos.

Ao aperfeiçoar os funcionários, público poderá receber atendimento mais qualificado e humanizado

“Trará aos funcionários os benefícios que a tecnologia proporciona na agilidade das funções desenvolvidas, encontro das informações e indicadores fundamentais para a realização dos trabalhos integrados aos setores”, explica o gestor de Tecnologia da Informação, Alberto Prates de Oliveira.
De acordo com Oliveira, o treinamento foi elaborado a partir das necessidades e atualização profissional com foco na qualidade do trabalho. Os funcionários receberam apostila com todas as informações para o atendimento qualificado e humanizado.

FORMAÇÃO
Além de aperfeiçoamento profissional, a entidade realiza o projeto de Educação Continuada. A ação oferece mensalmente curso de capacitação na área da saúde para funcionários da entidade desde 2010.
O evento é gratuito e busca a valorização dos funcionários da área por meio de discussão de temas para a melhoria dos serviços prestados à população. As palestras buscam oferecer informação e atualizar os profissionais.
Para a enfermeira da Santa Casa, Patrícia Antônia Pereira do Nascimento, o projeto de educação continuada é uma oportunidade para atualizar os profissionais do hospital. “Ao incentivar o aprendizado, os funcionários se sentem mais preparado para desempenhar suas funções diárias no hospital”, ao afirmar que a adesão ainda é baixa.
 



15/01/2013


Ministério da Saúde estuda reivindicações dos hospitais sobre tabela SUS

A coordenação do movimento “Tabela SUS, Reajuste Já!” em nota disse que 2012 foi um ano de desafios e dificuldades para as santas casas e hospitais filantrópicos, no entanto, a aproximação das unidades ajudaram a identificar os problemas das entidades que lutam pelo direito a saúde digna com humanização e sustentabilidade.
O movimento começou em setembro do ano passado, na cidade de Votuporanga, e contou com a participação de representantes dos hospitais paulistas para discutir meios de evitar a falência das instituições por causa da defasagem da tabela SUS. A cada R$ 100 gastos em média pelos hospitais, o poder público repassa R$ 60, o que gera uma dívida crônica nos hospitais.

Para combater o déficit, hospitais de São Paulo se unem para cobrar reajustes em procedimentos

Na Assembleia Legislativa de São Paulo, o deputado Carlão Pignatari (PSDB) em parceria com os deputados Itamar Borges (PMDB) - presidente da Frente Parlamentar das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos - e Ulysses Tassinari (PV) buscam apoio para ampliar a discussão no Estado. Na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o deputado Jurandir Maciel (PTB) levou a proposta ao conhecimento dos parlamentares.
O documento intitulado “Carta de Votuporanga” foi entregue pelos deputados federais Antonio Brito (PTB/BA), Darcísio Perondi (PMDB/RS), João Dado (PDT/SP), presidente da CMB (Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas) José Reinaldo, pelos presidentes das federações estaduais das santas casas e pelo prefeito de Votuporanga Júnior Marão ao Ministro da Saúde (Alexandre Padilha). O governo federal tem até o dia 31 de janeiro para encaminhar resposta ao movimento.

APROVAÇÃO
A “Carta de Votuporanga” enfoca o reajuste de 100% sobre os cem procedimentos de média e baixa complexidade e a anistia das dívidas relacionadas a tributos e contribuições, bem como a reestruturação do endividamento bancário dos hospitais.
Para conseguir agregar e envolver o maior número de apoiadores, o movimento criou no Facebook uma página para difundir as ideias da campanha. Acesse o endereço eletrônico www.facebook.com/tabelasusreajusteja e participe da mobilização.







11/01/2013


Pais precisam estar atentos com alimentação dos filhos nas férias

Depois de um ano de estudos, as férias é o período em que as crianças esperam para descansar, dormir até tarde e fugir da alimentação saudável. Até o início do ano letivo, as energias serão concentradas em playground, clube ou na praia. Para não perder cada segundo do dia, uma alimentação saudável pode ajudar a manter as energias durante a diversão.
Alguns hábitos alimentares e horários das refeições são alterados, os pais precisam ficar atentos sobre o consumo de doces e frituras. Segundo a nutricionista da Santa Casa de Buritama, Delma Dilmara dos Santos Figueiredo, é fundamental manter os horários para as refeições e lanches das crianças. “É preciso manter o cuidado com a alimentação das crianças mesmo neste período do ano”, explica.
Como todas as refeições, a alimentação deve ser organizada de forma fracionada. A dica é preparar três refeições principais e dois a três pequenos lanches intermediários. O objetivo com este cardápio é não diminuir o metabolismo e que a digestão seja adequada.

“Com orientação e criatividade, as crianças deixam de pedir guloseimas ou exagere na próxima refeição. O consumo de doce e refrigerante deve ser com moderação, mas estas guloseimas não podem substituir uma alimentação saudável. Variar os tipos de carne, cereais, verduras e frutas, alternando as cores dos alimentos que são ricos em vitaminas e minerais, sem abusos e também sem restrições”, afirma a nutricionista.
Nas férias é importante tirar as crianças de dentro de casa. Evitar horas assistindo televisão ou jogos de vídeo-game e computador. As atividades ao ar livre, além de fazer bem para a saúde, evita o consumo exagerado de alimentos industrializados e extremamente calóricos como os doces.
Figueiredo disse que é importante os pais completar as refeições com sucos naturais e incentivar o consumo de água, aliado a atividade física. “Não precisa cortar a diversão das crianças, com moderação e hábitos saudáveis, é possível se divertir e ter saúde”, conclui.

09/01/2013


Santa Casa de Buritama alerta sobre os riscos da dengue

A conscientização ainda é a melhor forma de combater o mosquito Aedes aegypti, causador da dengue. O tema volta a ser discutido por causa do período de chuvas no verão. A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que os municípios tenham índice de infestação do mosquito abaixo de 1% - a missão é conter os registros de casos e combater uma epidemia.
A preocupação é o acúmulo de água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinha de refrigerante, pneus velhos, vasos de plantas, garrafas, caixa d’água, tambores, latões e cisternas. Se os objetos que possam se tornar criadouros for jogado ou armazenado corretamente, o mosquito não terá onde colocar seus ovos e não ocorrerá a proliferação.
De acordo com a enfermeira da Santa Casa de Buritama, Érika Aparecida de Almeida, a dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. As epidemias geralmente ocorrem no verão durante ou após os períodos chuvosos. O mosquito mede menos de 1 centímetro, tem aparência inofensiva, cor de café ou preta, com listras brancas no corpo e na perna e os sintomas se manifestam no terceiro dia após a picada.
Para diferenciar a dengue clássica (comum) da hemorrágica, a enfermeira citou alguns sintomas das doenças. Na dengue clássica geralmente as primeiras manifestações é a febre alta de início repentino, associada à dor de cabeça, prostração (moleza), dores musculares nas juntas, atrás dos olhos, perda do paladar e apetite, náuseas, vômitos, vermelhidão e coceira.
Na dengue hemorrágica, as manifestações iniciais são as mesmas da dengue clássica, a diferença é quando acaba a febre e começam a surgir sinais de alerta como dores abdominais fortes e continua, vômitos persistentes, pele fria e sangramento sendo os mais comuns em nariz, boca e gengiva, fezes escuras, manchas vermelhas na pele, sonolência, agitação e confusão mental, sede excessiva e boca seca, dificuldade respiratória e perda da consciência.
“Os sintomas são parecidos com a gripe. As manifestações iniciais como a febre, dor de cabeça e no corpo são sintomas que confundem, por isso a necessidade de procurar o serviço de saúde mais próximo de sua casa para um diagnóstico correto”, explica Almeida. Ao informar que a melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulos de água em locais propícios para criação do mosquito.
Segundo a enfermeira, não há tratamento específico para a dengue. O médico irá combater os sintomas como febre, dor de cabeça e no corpo. Em casos mais graves, o paciente é hospitalizado. “A dengue, mesmo na forma clássica, que é a comum, é uma doença séria, e senão tratada imediatamente ela pode evoluir para uma hemorrágica e levar o paciente a morte. Combater a dengue é um dever de todos. Não custa nada e salva vidas”, finaliza. 









03/01/2013


Santa Casa de Buritama incentiva a doação de sangue nas férias

Interromper a doação de sangue nas férias contribuir negativamente para baixar os estoques em hospitais que realizam transfusão em casos de atendimento de emergência e cirurgias. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em média, nesta época do ano, as doações chegam a cair até 30%. O Estado tem cerca de 100 postos de coleta de sangue, dos quais 40 na capital paulista.
Sem poder coletar sangue por causa da estrutura do hospital, a Santa Casa de Buritama incentiva a doação. O objetivo da iniciativa é garantir o aumento dos estoques nos hospitais coletores em uma época que o número de acidentes aumenta em todo país.

Divulgação visa evitar baixa nos estoques durante um período em que há quedas 
no número de doações e aumento no número de acidentes

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 67 anos, estar em boas condições de saúde, estar alimentado, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto. É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente.
“Não podemos esquecer que a doação de sangue deve acontecer durante todo o ano, contudo, neste período de férias, cresce a procura devido aos inúmeros acidentes de trânsito e a sua doação ajudará a salvar vidas”, diz a enfermeira Patrícia Luiza Alves de Oliveira. 
De acordo com a enfermeira, o sangue coletado beneficia os moradores da região. “O objetivo é aumentar o fluxo de doações espontâneas e, assim, garantir os estoques nos hospitais”, informou.

SERVIÇO

O Hemocentro de Araçatuba fica na avenida Arthur Ferreira da Costa, 330, no bairro Aviação. Outras informações pelo telefone (18) 2102-9400.