09/01/2013


Santa Casa de Buritama alerta sobre os riscos da dengue

A conscientização ainda é a melhor forma de combater o mosquito Aedes aegypti, causador da dengue. O tema volta a ser discutido por causa do período de chuvas no verão. A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que os municípios tenham índice de infestação do mosquito abaixo de 1% - a missão é conter os registros de casos e combater uma epidemia.
A preocupação é o acúmulo de água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinha de refrigerante, pneus velhos, vasos de plantas, garrafas, caixa d’água, tambores, latões e cisternas. Se os objetos que possam se tornar criadouros for jogado ou armazenado corretamente, o mosquito não terá onde colocar seus ovos e não ocorrerá a proliferação.
De acordo com a enfermeira da Santa Casa de Buritama, Érika Aparecida de Almeida, a dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. As epidemias geralmente ocorrem no verão durante ou após os períodos chuvosos. O mosquito mede menos de 1 centímetro, tem aparência inofensiva, cor de café ou preta, com listras brancas no corpo e na perna e os sintomas se manifestam no terceiro dia após a picada.
Para diferenciar a dengue clássica (comum) da hemorrágica, a enfermeira citou alguns sintomas das doenças. Na dengue clássica geralmente as primeiras manifestações é a febre alta de início repentino, associada à dor de cabeça, prostração (moleza), dores musculares nas juntas, atrás dos olhos, perda do paladar e apetite, náuseas, vômitos, vermelhidão e coceira.
Na dengue hemorrágica, as manifestações iniciais são as mesmas da dengue clássica, a diferença é quando acaba a febre e começam a surgir sinais de alerta como dores abdominais fortes e continua, vômitos persistentes, pele fria e sangramento sendo os mais comuns em nariz, boca e gengiva, fezes escuras, manchas vermelhas na pele, sonolência, agitação e confusão mental, sede excessiva e boca seca, dificuldade respiratória e perda da consciência.
“Os sintomas são parecidos com a gripe. As manifestações iniciais como a febre, dor de cabeça e no corpo são sintomas que confundem, por isso a necessidade de procurar o serviço de saúde mais próximo de sua casa para um diagnóstico correto”, explica Almeida. Ao informar que a melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulos de água em locais propícios para criação do mosquito.
Segundo a enfermeira, não há tratamento específico para a dengue. O médico irá combater os sintomas como febre, dor de cabeça e no corpo. Em casos mais graves, o paciente é hospitalizado. “A dengue, mesmo na forma clássica, que é a comum, é uma doença séria, e senão tratada imediatamente ela pode evoluir para uma hemorrágica e levar o paciente a morte. Combater a dengue é um dever de todos. Não custa nada e salva vidas”, finaliza. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário