03/01/2013


Santa Casa de Buritama incentiva a doação de sangue nas férias

Interromper a doação de sangue nas férias contribuir negativamente para baixar os estoques em hospitais que realizam transfusão em casos de atendimento de emergência e cirurgias. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em média, nesta época do ano, as doações chegam a cair até 30%. O Estado tem cerca de 100 postos de coleta de sangue, dos quais 40 na capital paulista.
Sem poder coletar sangue por causa da estrutura do hospital, a Santa Casa de Buritama incentiva a doação. O objetivo da iniciativa é garantir o aumento dos estoques nos hospitais coletores em uma época que o número de acidentes aumenta em todo país.

Divulgação visa evitar baixa nos estoques durante um período em que há quedas 
no número de doações e aumento no número de acidentes

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 67 anos, estar em boas condições de saúde, estar alimentado, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto. É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente.
“Não podemos esquecer que a doação de sangue deve acontecer durante todo o ano, contudo, neste período de férias, cresce a procura devido aos inúmeros acidentes de trânsito e a sua doação ajudará a salvar vidas”, diz a enfermeira Patrícia Luiza Alves de Oliveira. 
De acordo com a enfermeira, o sangue coletado beneficia os moradores da região. “O objetivo é aumentar o fluxo de doações espontâneas e, assim, garantir os estoques nos hospitais”, informou.

SERVIÇO

O Hemocentro de Araçatuba fica na avenida Arthur Ferreira da Costa, 330, no bairro Aviação. Outras informações pelo telefone (18) 2102-9400.

Nenhum comentário:

Postar um comentário