11/01/2013


Pais precisam estar atentos com alimentação dos filhos nas férias

Depois de um ano de estudos, as férias é o período em que as crianças esperam para descansar, dormir até tarde e fugir da alimentação saudável. Até o início do ano letivo, as energias serão concentradas em playground, clube ou na praia. Para não perder cada segundo do dia, uma alimentação saudável pode ajudar a manter as energias durante a diversão.
Alguns hábitos alimentares e horários das refeições são alterados, os pais precisam ficar atentos sobre o consumo de doces e frituras. Segundo a nutricionista da Santa Casa de Buritama, Delma Dilmara dos Santos Figueiredo, é fundamental manter os horários para as refeições e lanches das crianças. “É preciso manter o cuidado com a alimentação das crianças mesmo neste período do ano”, explica.
Como todas as refeições, a alimentação deve ser organizada de forma fracionada. A dica é preparar três refeições principais e dois a três pequenos lanches intermediários. O objetivo com este cardápio é não diminuir o metabolismo e que a digestão seja adequada.

“Com orientação e criatividade, as crianças deixam de pedir guloseimas ou exagere na próxima refeição. O consumo de doce e refrigerante deve ser com moderação, mas estas guloseimas não podem substituir uma alimentação saudável. Variar os tipos de carne, cereais, verduras e frutas, alternando as cores dos alimentos que são ricos em vitaminas e minerais, sem abusos e também sem restrições”, afirma a nutricionista.
Nas férias é importante tirar as crianças de dentro de casa. Evitar horas assistindo televisão ou jogos de vídeo-game e computador. As atividades ao ar livre, além de fazer bem para a saúde, evita o consumo exagerado de alimentos industrializados e extremamente calóricos como os doces.
Figueiredo disse que é importante os pais completar as refeições com sucos naturais e incentivar o consumo de água, aliado a atividade física. “Não precisa cortar a diversão das crianças, com moderação e hábitos saudáveis, é possível se divertir e ter saúde”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário