15/01/2013


Ministério da Saúde estuda reivindicações dos hospitais sobre tabela SUS

A coordenação do movimento “Tabela SUS, Reajuste Já!” em nota disse que 2012 foi um ano de desafios e dificuldades para as santas casas e hospitais filantrópicos, no entanto, a aproximação das unidades ajudaram a identificar os problemas das entidades que lutam pelo direito a saúde digna com humanização e sustentabilidade.
O movimento começou em setembro do ano passado, na cidade de Votuporanga, e contou com a participação de representantes dos hospitais paulistas para discutir meios de evitar a falência das instituições por causa da defasagem da tabela SUS. A cada R$ 100 gastos em média pelos hospitais, o poder público repassa R$ 60, o que gera uma dívida crônica nos hospitais.

Para combater o déficit, hospitais de São Paulo se unem para cobrar reajustes em procedimentos

Na Assembleia Legislativa de São Paulo, o deputado Carlão Pignatari (PSDB) em parceria com os deputados Itamar Borges (PMDB) - presidente da Frente Parlamentar das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos - e Ulysses Tassinari (PV) buscam apoio para ampliar a discussão no Estado. Na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o deputado Jurandir Maciel (PTB) levou a proposta ao conhecimento dos parlamentares.
O documento intitulado “Carta de Votuporanga” foi entregue pelos deputados federais Antonio Brito (PTB/BA), Darcísio Perondi (PMDB/RS), João Dado (PDT/SP), presidente da CMB (Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas) José Reinaldo, pelos presidentes das federações estaduais das santas casas e pelo prefeito de Votuporanga Júnior Marão ao Ministro da Saúde (Alexandre Padilha). O governo federal tem até o dia 31 de janeiro para encaminhar resposta ao movimento.

APROVAÇÃO
A “Carta de Votuporanga” enfoca o reajuste de 100% sobre os cem procedimentos de média e baixa complexidade e a anistia das dívidas relacionadas a tributos e contribuições, bem como a reestruturação do endividamento bancário dos hospitais.
Para conseguir agregar e envolver o maior número de apoiadores, o movimento criou no Facebook uma página para difundir as ideias da campanha. Acesse o endereço eletrônico www.facebook.com/tabelasusreajusteja e participe da mobilização.







Nenhum comentário:

Postar um comentário