03/08/2012


Santa Casa de Buritama alerta para o Dia Nacional da Amamentação

O Dia Mundial da Amamentação é comemorado no domingo, 5, e pretende destacar a importância do leite materno para a saúde do bebê. O objetivo é combater a desnutrição infantil e possibilitar a criação de banco de leite para crianças que não tem condições de ser amamentadas por suas mães.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Unicef recomendam que a primeira amamentação do bebê precisa ocorrer na primeira meia hora após o nascimento. O leite materno pode e deve ser o único alimento da criança até os seis meses, pois ele é uma fonte completa de nutrientes necessários para o bebê se manter forte e saudável.
De acordo com a enfermeira da Santa Casa de Misericórdia São Francisco de Buritama, Claúdia Regina de Oliveira Montinho, existem vários fatores para a mãe amamentar seu bebê, entre eles, o leite materno não tem custo, é fácil e prático, livre de bactérias em relação a mamadeira e o leite em pó, está pronto e na temperatura correta e contêm todos os nutrientes que a criança precisa.

O leite materno aumenta o vínculo afetivo entre mãe e bebê 

“O leite materno protege contra as doenças e alergias, é importante para o desenvolvimento da mandíbula, dentes, músculos da face e ajuda no desenvolvimento da fala, protege de futuros problemas de obesidade”, ao afirmar que os bebês que mamam no peito são mais inteligentes e aumenta o laço afetivo entre mãe e filho. “Este ato faz o bebê sentir-se amado e seguro”, completa.
A enfermeira explicou também a diferença entre o leite materno e outras opções como leite de vaca, leite em pó ou de cabra, por exemplo. “Nada substitui o leite materno, ele é o mais completo e indicado para os recém-nascidos, já que supre todas as necessidades”, disse.
Segundo Montinho, o leite de cabra é hipoalergênico e difere do leite de vaca por sua digestibilidade, no entanto, cada um dos leites que, inclui o em pó, têm propriedades e composições diferentes, sendo necessário conversar com a pediatra para estabelecer o melhor para cada criança.
É imporante seguir algumas dicas para obter êxito durante a amamentação para o bebê ficar bem alimentado e a a mãe sem rachaduras nos seios. É preciso fazer um revezamento para que não aja acúmulo de leite nos seios. Para não causar rachadura o recém-nascido deve abocanhar toda a auréola e não somente o mamilo, isso evita que o bebê fique irritado por não conseguir fazer a sucção corretamente.
“A amamentação também beneficia a mãe, pois diminui o tempo de sangramento pós-parto e faz o útero voltar mais rápido ao tamanho normal, ajuda a mãe a voltar mais depressa ao peso pré-gestacional e pode reduzir a chance de câncer de mama e de ovário”, finaliza a enfermeira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário