23/08/2012


Santa Casa de Buritama alerta sobre o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo
  
O Dia Nacional de Combate ao Fumo comemorado no dia 29 de agosto foi criado em 1986 pela Lei Federal n.7.488 e tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização na população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.
O Inca (Instituto Nacional de Câncer) é o órgão do Ministério da Saúde que coordena o Programa Nacional de Controle do Tabagismo. Lembrar a data possibilita aos fumantes ativos e passivos conhecer os riscos do cigarro para a saúde. A meta também busca prevenir a iniciação e a experimentação ao tabaco.
A fumaça do cigarro contém mais de 4,7 mil substâncias tóxicas que inclui arsênico (elemento químico que em estado crítico de contaminação pode provocar danos vitais nos órgãos e câncer de pele, em casos de ingestão pode levar à morte), amônia (gás incolor e bastante tóxico), monóxido de carbono (o mesmo que sai do escapamento dos veículos), substâncias cancerígenas e corantes.

O cigarro contém mais de 4,7 mil substâncias tóxicas o que pode causar vários tipos de câncer

Segundo a enfermeira-técnica, Patrícia Antônia Pereira do Nascimento, o cigarro pode provocar diferentes tipos de câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, osteoporose, catarata, entre mais de 50 doenças diferentes relacionadas ao tabagismo.
“Todos sabem que o cigarro é extremamente prejudicial á saúde. Ele pode causar inúmeras doenças, entretanto, não é somente o fumante que corre o risco de contrair essas enfermidades, aqueles que inalam a fumaça também ficam expostos”, explica.
De acordo com Nascimento, a exposição prolongada a fumaça de cigarro pode aumentar os níveis de enzimas e do hormônio neuroepinefrina (ligado ao estresse e ao coração – ambos com potencial para alterar o formato do ventrículo esquerdo).
“A maneira mais eficiente de evitar os malefícios do cigarro é não ter contato com a fumaça seja no trabalho, em ponto de ônibus, shopping, em casa, onde você esteja ou frequente. Fuja da fumaça do cigarro, pois saiba que aos poucos você fumante passivo também está sendo envenenado”, afirma.
A enfermeira disse que é importante lembrar a data na tentativa de orientar e prevenir as pessoas dos malefícios do cigarro. “É preciso, acima de tudo, consolidar os avanços na área das políticas públicas voltadas para a prevenção e ao controle do tabagismo”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário