09/08/2012


Santa Casa de Buritama oferece orientação sobre alimentação aos pacientes

Os pacientes da Santa Casa de Misericórdia São Francisco de Buritama recebem orientação sobre o fracionamento dos alimentos e a importância que se deve ter com a alimentação, principalmente no âmbito hospitalar.
O cardápio passou de quatro para seis refeições ao dia. Sua elaboração é diária e visa inserir alimentos de diversos tipos como carne, verduras, legumes, arroz, feijão, frutas, sobremesa, leite e derivados. A meta é atender às necessidades nutricionais do indivíduo.  
“O intuito dessa variação é fornecer todos os nutrientes de uma alimentação saudável, a qual é preparada de forma natural. Nossa preocupação é fazer com que o paciente deixe de pensar que a comida de hospital é ruim”, disse a nutricionista Delma Dilmara dos Santos Figueiredo.

Para produzir alimentos saudáveis é preciso se preocupar desde a escolha dos alimentos até o preparo

Segundo ela, o objetivo é garantir que o paciente se alimente como se estivesse em sua casa, Em todo preparo do cardápio leva-se em conta a prescrição médica e a patologia de cada doente.
A entidade oferece café da manhã, lanche da manhã, almoço, café da tarde, jantar e ceia noturna. O aumento das refeições se deve a colaboração da população de Buritama e região durante a coleta de alimentos nos supermercados da cidade.
Para compreender a importância de uma alimentação saudável e variada basta verificar que uma boa refeição precisa ser colorida - no sentido de conter alimentos diversificados -, podem ser encontrados diariamente nos cardápios produzidos pelas cozinheiras.
“Os pacientes recebem por escrito as respectivas orientações para que possam seguir em casa. Aqueles que fazem uso de sonda enteral para alimentação também recebem orientações sobre administração e manipulação da dieta”, finaliza.




Nenhum comentário:

Postar um comentário