26/07/2012


Buritama conta com Centro de Referência em oftalmologia

Santópolis do Aguapeí, Votuporanga, Andradina, Pereira Barreto e Cardoso são algumas placas que podem ser vistas no estacionamento do Departamento de Oftalmologia da Santa Casa de Buritama - conhecido como Instituto de Olhos. Isto é o reflexo da alta procura dos serviços oferecidos pelo órgão.
O departamento é o único da região de Araçatuba, credenciado pelo Ministério da Saúde como Centro de Referência. Há 17 anos, pacientes de 40 cidades procuram tratamento em Buritama.
Os principais serviços oferecidos pelo departamento são as cirurgias de catarata, pterígio, plástica oftalmológica, calázio, e o tratamento clínico como consultas, exames e procedimentos que tratam da Retinopatia Diabética, glaucoma e outras patologias. As principais patologias atendidas são as que não tratadas levam a cegueira irreversível.
São casos como da Laide Pereira Soares, de Avanhandava, que viajou 91 km para realizar sua primeira consulta. “Todos que vem aqui dizem que o atendimento é muito bom. Já passei por Penápolis e Promissão e lá encaminharam para Buritama para ser atendido”, comenta.

O reconhecimento nacional intensificou o atendimento gratuito no tratamento da visão

Em 2012, o número de atendidos até o momento gira em torno de 10 mil pacientes, mais da metade da população do município. Além dos tratamentos oferecidos, o departamento foi pioneiro no tratamento do glaucoma e é um dos poucos do Estado de São Paulo que oferece tratamento de retina - causado pela diabetes - e cirurgia de catarata: tudo gratuitamente.
“Para a cidade é importante o Departamento de Oftalmologia. Para a Santa Casa é um trabalho não menos importante. A Santa Casa é uma entidade filantrópica e a gente oferece em primeira mão o atendimento às pessoas que necessitam”, disse o provedor Sebastião Ângelo Cintra.
A cada dia é possível verificar corredores lotados, mas ao contrário da maioria dos hospitais do Brasil que fila é sinônimo de mau atendimento, no departamento da Santa Casa de Buritama os pacientes falam bem depois da consulta. “Atendimento é muito bom, além de oferecer tratamento para pessoas carentes, que não tem condições de pagar um tratamento”, finaliza a paciente que preferiu não ser identificada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário