26/07/2012


Santa Casa de Buritama conta com projeto para incentivar parto normal

Humanizar o parto normal, oferecer informações sobre todo processo de internação e diminuir as taxas de cesariana são alguns dos objetivos do projeto “Aprendendo o Desconhecido” desenvolvido entre Santa Casa de Misericórdia São Francisco, Secretaria Municipal de Saúde e Fundo Social de Solidariedade.
O programa é voltado para as gestantes do município e oferece encontros que buscam deixá-las face a face com o centro obstétrico até o nascimento do bebê. Após palestra com o enfermeiro Edilson Carlos de Paiva no Fundo Social sobre anestesia e como é o trabalho de parto, as futuras mamães são encaminhadas para uma visita à Santa Casa, onde têm a oportunidade de conhecer as instalações como recepção, quartos de pré-parto, centro cirúrgico e pós-parto.
A enfermeira responsável pelo projeto no hospital, Patrícia Antônio Pereira do Nascimento, disse que a apresentação busca informar sobre todo o processo até o centro cirúrgico e desenvolver atividades sócioeducativas.
“As gestantes receberam informações a respeito do momento do parto, como será a preparação e os encaminhamentos, desde a recepção pela secretaria até sua alta”, declara a enfermeira Patrícia. Segundo ela, é importante tirar as dúvidas para que o dia do nascimento do bebê possa ser tranquilo.

O parto normal traz inúmeros benefícios a mãe e ao bebê e oferece um relacionamento mais íntimo durante o nascimento

A última visita aconteceu em março deste ano e até o momento o atendimento é destinado para as gestantes de Buritama, contudo, a enfermeira argumentou que mulheres de outras cidades devem entrar em contato para participar do projeto.
De acordo com o enfermeiro Edilson, as mamães também participaram de palestra. Durante a apresentação, as gestantes receberam orientações referentes aos tipos de anestesia e de trabalho de parto.
“É importante as gestantes compreender sobre todo o processo cirúrgico e entender como funciona a anestesia durante o parto”, ao afirmar que já existe parto sem dor. Comentou, ainda, a respeito do parto normal. “Nada melhor do que incentivar a mulher a ter parto normal, sendo que é fundamental encorajar e estimular esta prática”.
O projeto foi criado em novembro do ano passado e apresenta palestras sobre amamentação, nutrição, cuidados com o bebê, gestação entre outros assuntos e participam profissionais como médico, enfermeiro, nutricionista, psicóloga e assistente social. As futuras mães interessadas em participar do projeto devem comparecer ao Fundo Social de Solidariedade localizado na rua Marechal Deodoro, 755, bairro Livramento, para realizarem a inscrição gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone(18) 3691-1535.


Nenhum comentário:

Postar um comentário