13/07/2012


Um dia para ficar registrado na história das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos

A Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), da Câmara dos Deputados, promoveu ontem (11/07) uma Seção exclusiva para que o Deputados Antonio Brito procedesse a apresentação do seu Relatório, produzido na Subcomissão Especial destinada a analisar e diagnosticar a situação em que se encontram as Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas na área da saúde, par discussão e votação pelos parlamentares membro da CSSF.
A Subcomissão foi presidida de Deputado José Linhares e teve o Brito como Relator da matéria. Além das reuniões agendadas pela Subcomissão, foram realizadas duas audiências públicas com as presenças de representantes da CMB, Ministério da Saúde, Conasems, CNS e provedores de santas casas, que lhe forneceu os subsídios necessários para consolidar o documento. Não há dúvidas de que o produto final se constituiu no mais importante relatório já produzido sobre o setor. Abrangente, consistente e que conseguiu expor de forma clara e objetiva os graves problemas que vêm afetando as santas casas e os hospitais sem fins lucrativos que autuam no Sistema Único de Saúde – SUS.
Pela importância da matéria, constatou-se um quórum altíssimo na CSS, com a presença de praticamente todos os parlamentares que a integram e todos se manifestando, principalmente para elogiar a qualidade do Relatório produzido pelo Deputado Brito e expressar o apoio na busca de uma efetiva solução para os problemas apresentados. O presidente da Comissão de Seguridade Social e Família, Luiz Henrique Mandetta, médico ortopedista e Deputado pelo Estado do Matogrosso do Sul fez um brilhante pronunciamento sobre os trabalhos da subcomissão e disse ser preciso dar um basta a essa situação que está levando as santas casas a um estão de crise sem precedentes.

Deputados durante plenário em Brasília

Às 14 horas esses parlamentares, representantes da CMB, Federações e hospitais foram recebidos em audiência pelo Ministro Alexandre Padilha. Brito e Mandetta, além de entregar o Relatório ao mandatário maior da Saúde, detalharam os problemas constatados e as sugestões propostas para a solução. Foi indisfarçável a preocupação do ministro com os números que lhe foram apresentados e também chamou muito a atenção o fato dele voltar três vezes à preocupante dívida de R$ 11,2 bilhões do segmento.
No final da tarde e início da noite, sucederam-se inúmeros e acalorados pronunciamentos de deputados no Plenário da Câmara, todos enfatizando a situação das santas casas e dos hospitais sem fins lucrativos e a necessidade do Governo encontrar soluções rápidas antes que se instale crise sem precedentes na assistência ofertada pela saúde pública do País.
Os trabalhos do dia tiveram início às 8h00 com a CMB e a Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas, Hospitais e entidades filantrópicas na área da saúde oferecendo um Café da Manhã aos deputados e representantes desses hospitais, no Salão Verde da Câmara dos Deputados. 31 deputados se fizeram presentes e quase uma centena de representantes de hospitais que entenderam a importância do ato e atenderam o chamamento da CMB e Frente.
Agora, vários atos estão sendo preparados com o objetivo de fazer chegar o Relatório às mãos das principais autoridades do Governo, inclusive da Presidenta da República, Dilma Rousseff.

Clipping - Matéria produzida pela CMB - Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas

José Luiz Spigolon
Newsletter Expressinho
Publicação da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas - CMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário