18/07/2012


Santa Casa de Buritama realiza diariamente limpeza para combater bactérias

Muitas doenças causadas por bactérias podem ser combatidas com cuidados básicos de limpeza. Elas podem estar em qualquer lugar como ônibus, trabalho, residências, escolas e hospitais.
A limpeza hospitalar é um das medidas eficazes de prevenção e controle para romper a cadeia epidemiológica das infecções. A disseminação de vírus, micobactérias e de diversos fungos se dá através do ar, água e das superfícies inanimadas. A limpeza e a desinfecção com um desinfetante são decisivas para reduzir a infecção cruzada e veiculada pelo ambiente.
“A água por si só não faz a limpeza de forma eficiente, ela não é bem absorvida pela superfície. Para melhorar a eficiência da água na remoção da sujeira adicionam-se a ela substâncias como sabão ou detergente, de tal modo que ela se espalhe e promova o contato mais íntimo com a superfície a ser limpa”, explica a nutricionista e coordenadora da limpeza, Delma Dilmara dos Santos Figueiredo.

Infecção hospitalar representa um dos mais sérios riscos à saúde de quem está internado

Para a enfermeira Patrícia Luiza Alves de Oliveira, os cuidados com a contaminação são imprescindíveis durante o tratamento hospitalar do paciente. “A falta de higiene hospitalar pode ocasionar prejuízo ao paciente. Ele pode ficar suscetível a adquirir outro tipo de doença ou patologia diferente do que está apresentando”, comenta.
De acordo Figueiredo, o objetivo é reduzir a incidência de doenças infecciosas transmitidas por bactérias. Disse ainda que é importante nunca descuidar da higiene pessoal e dos ambientes.
“O ambiente hospitalar influência a saúde do paciente, pois a infecção hospitalar pode ser consequência da exposição do ambiente contaminado, através da poeira mobiliária, equipamentos e outros, uma higiene ambiental eficiente é fundamental para a diminuição das infecções”, afirma.
Diariamente a equipe de limpeza composta por cinco funcionárias realizam o trabalho de higienização no hospital para evitar a transmissão ou a proliferação de bactérias que podem agravar a saúde dos pacientes.
“Os cuidados básicos para uma boa higiene hospitalar inclui a limpeza diária do ambiente, dos leitos, das mesas de cabeceira, chão e uso adequado de produtos de limpeza restrito a hospitais”, finaliza Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário