10/05/2011

Andradina-SP / Campanha de doação de sangue será no dia 28 de maio

Uma caranava irá levar os doadores para o Hemocentro de Araçatuba, saindo às 08 horas da prefeitura de Andradina
  
A Santa Casa de Andradina e o AME - Ambulatório Médico de Especialidades, em parceria com a prefeitura municipal, a secretaria municipal de saúde e a secretaria municipal de promoção e assistencial social, realizam no dia 28 de maio uma campanha de doação de sangue na cidade e região, para o Hemocentro de Araçatuba, com o objetivo de suprir a necessidade dos bancos de sangue que necessitam cerca de 1.100 bolsas/ mês. Devido o Hemocentro de Araçatuba atender 42 municípios, na qual Andradina faz parte, uma caravana será montada, onde irá levar os doadores para doar na cidade de Araçatuba no dia 28 de maio, às 08 horas, saindo da prefeitura de Andradina. Vários colaboradores das instituições citadas acima, participaram de um treinamento, sendo habilitados para iniciar um trabalho de orientação para toda a comunidade.
  
Com certificação nacional (ISO) e internacional (AABB), o Hemocentro de Araçatuba oferece toda a qualidade nos seus serviços para os doadores de sangue. De acordo com Luciana Machado, agente em captação de doadores de sangue, “nossa instituição utiliza do NAT – teste do ácido nucleico, na rotina da doação de sangue, sistema de código de barras, sistema ISBT 128 que permite que possamos enviar sangue a qualquer lugar do mundo que necessite. O NAT é um teste de biologia molecular que identifica frações do vírus HIV/Hepatite C, reduzindo o período de janela imunológica”. Ressalta Luciana.
   
No período de trinta dias o Hemocentro disponibiliza a carteira que contem os exames realizados no sangue a a tipagem sanguinea. Se apresentar alguma alteração na sorologia, este doador será comunicado e é oferecido no Hemocentro de Araçatuba, o atendimento com um médico.
  
Para poder participar da caravana, o doador deverá entrar em contato com o serviço social da Santa Casa de Andradina pelo fone 18 3702 11 00 ramal 1108 e fazer o seu cadastro.
      
Todo um trabalho de triagem antes da doação é feito, onde o cuidado com o doador e também com o receptor é de extrema importância. Pressão arterial, peso, pulso, temperatura e exame de anemia são realizados, juntamente com a entrevista clínica de sigilo absoluto, para garantir a qualidade do sangue.
    
Para poder doar no dia 28 de maio, após ter feito o cadastro no serviço social da Santa Casa, é obrigatório apresentar documento oficial com foto, RG, CNH OU CTPS. Na triagem clínica será oferecido ao doador um café da manhã e após a doação, suco de latinha e lanche natural. Lembrando que não é necessário o jejum, apenas evitar alimentos gordurosos.
    
Participem, pois doar sangue é doar vida. Entre em contato com a Santa Casa de Andradina pelo
 fone 3702 11 00 ramal 1108 e faça o seu cadastro.
    
Quem pode doar sangue?
Qualquer pessoa que esteja em boas condições de saúde e com idade de 18 a 65 anos.
Mulheres acima de 52 quilos e homens acima de 50 quilos.
Ter se alimentado café da manhã normal se for após o almoço intervalo de 4h.
    
Orientações para o dia da coleta:
- trazer documento com foto , RG, CNH ou CTPS;
- evitar alimentos gordurosos antes das doações;
- não ingerir bebida alcóolica;
- não fazer uso de medicamentos;
- fazer um lanche leve, ingerir bastante líquido e frutas.

Rafael Furlan
Assessor de Imprensa
Santa Casa de Andradina / AME
MTB: 59.644

Nenhum comentário:

Postar um comentário