31/05/2011

Andradina-SP / Primeira caravana de doação de sangue leva 27 pessoas para o Hemocentro de Araçatuba

A Santa Casa de Andradina e o AME - Ambulatório Médico de Especialidades, em parceria com a prefeitura municipal, a secretaria municipal de saúde e a secretaria municipal de promoção e assistencial social, realizaram no dia 28 de maio uma campanha de doação de sangue na cidade e região, para o Hemocentro de Araçatuba. A caravana contou com a participação de 27 doadores da cidade de Andradina. Para Vanessa Fernandes Vitro, doar sangue é um gesto de caridade. “Essa ação deve ser contínua pois não sabemos o nosso dia de amanhã e sabemos que doar sangue é você doar vida”. Ressalta.

De acordo com Luciana Machado, agente em captação de doadores de sangue do Hemocentro de Araçatuba, “nossa instituição utiliza do NAT – teste do ácido nucleico, na rotina da doação de sangue, sistema de código de barras, sistema ISBT 128 que permite que possamos enviar sangue a qualquer lugar do mundo que necessite. O NAT é um teste de biologia molecular que identifica frações do vírus HIV/Hepatite C, reduzindo o período de janela imunológica”. Ressalta Luciana.
Todo o último sábado do mês, uma nova caravana irá levar os doadores para o Hemocentro de Araçatuba. Para poder participar da caravana, o doador deverá entrar em contato com o serviço social da Santa Casa de Andradina pelo fone 18 3702 11 00 ramal 1108 e fazer o seu cadastro.

Para poder doar, após ter feito o cadastro no serviço social da Santa Casa, é obrigatório apresentar documento oficial com foto, RG, CNH OU CTPS. Na triagem clínica será oferecido ao doador um café da manhã e após a doação, suco de latinha e lanche natural. Lembrando que não é necessário o jejum, apenas evitar alimentos gordurosos.

Quem pode doar sangue?
Qualquer pessoa que esteja em boas condições de saúde e com idade de 18 a 65 anos.
Mulheres acima de 52 quilos e homens acima de 50 quilos.
Ter se alimentado café da manhã normal se for após o almoço intervalo de 4h.

Orientações para o dia da coleta:
- trazer documento com foto , RG, CNH ou CTPS;
- evitar alimentos gordurosos antes das doações;
- não ingerir bebida alcóolica;
- não fazer uso de medicamentos;
- fazer um lanche leve, ingerir bastante líquido e frutas.


Rafael Furlan
Assessor de Imprensa
MTB: 59.644/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário