22/06/2012


Santa Casa de Buritama adverte sobre o Dia Mundial de Combate as Drogas

O medo das drogas paira na mente das pessoas e o primeiro passo é compreender como ajudar um usuário ou aquele que pretende conhecer este malefício. Para não passar em branco, a Santa Casa de Misericórdia São Francisco adverte para o Dia Mundial de Combate as Drogas, marcado para o dia 26.
Intitula-se droga qualquer substância ou ingrediente utilizado em laboratórios e farmácias. Para compreender melhor os termos, por exemplo, um comprimido para aliviar uma dor de cabeça ou inflamação é uma droga. No caso de produtos alucinógenos ou substância tóxica que leva à dependência como cigarro e o álcool têm recebido o sinônimo de entorpecente.
As drogas psicoativas são substâncias naturais ou sintéticas que ao serem penetradas no organismo humano, independente da forma (ingerida, injetada, inalada ou absorvida pela pele), entram na corrente sanguínea e atingem o cérebro, alterando todo seu equilíbrio, podendo levar o usuário a reações agressivas.
“Acredito que a data é somente um dia. O combate das drogas precisa ser feito todos dos dias”, disse o enfermeiro Edilson Carlos de Paiva. Ao afirmar que o consumo de drogas pode ocasionar déficit motor, físico, psíquico e social.

É importante perceber pequenos sinais nos jovens, o que pode levar as drogas

Pesquisas recentes apontam que os principais motivos que levam um indivíduo ao utilizar drogas são curiosidade, influência de amigos, vontade, desejo de fuga (principalmente de problemas familiares), dificuldade em enfrentar ou aguentar situações difíceis, rituais, busca por sensações de prazer, servir de estimulantes, facilidades de acesso e obtenção.
“O consumo está se tornando cada vez mais comum, instruir os pais seria uma saída, mas precisa investir pesado na educação, na segurança pública e mudanças no código penal”, afirma Paiva. Outro ponto citado pelo enfermeiro a base familiar. “A instituição família entrou em colapso. Acredito que é o caminho também é investir na família”.
De acordo com o enfermeiro, a família precisar ficar atenta aos sinais dentro de cada. “Fiquem atentos, seja em amigos, companheiros e pais. Não perca seu filho de vista, deem exemplos de vivência, sejam honestos, trabalhadores e tenham uma religião. Famílias que levam Deus no coração, com certeza, terão mais força”, finaliza.




Nenhum comentário:

Postar um comentário