20/06/2012


Santa Casa de Buritama alerta sobre prevenção a asma
  
A Santa Casa de Misericórdia São Francisco de Buritama alerta para os cuidados com a asma. O dia 21 foi instituído para lembrar sobre a doença e os riscos a saúde. A asma é uma doença respiratória crônica que costuma atingir principalmente os alérgicos e tem forte influência genética.
Por causa de alguns microorganismos como vírus, bactéria ou produtos alergênicos (poeira e fumaça) desencadeiam um processo de inflamação no organismo e provocam um inchaço e o estreitamento dos brônquios e bronquíolos pulmonares, canais por onde passa o ar, o que causa dificuldade respiratória.
De acordo com a enfermeira Clarissa Elena Dias de Sousa Lavecchia, os sintomas da asma são tosse que pode ou não estar acompanhada de alguma expectoração, falta de ar, chiado no peito, dor ou aperto no peito. Os sintomas podem aparecer a qualquer momento do dia, mas tendem a predominar pela manhã ou à noite.
A enfermeira citou alguns sintomas graves como lábios e rosto de cor azulada, baixo nível de agilidade (sonolência intensa e confusão mental), extrema dificuldade para respirar e sudorese (suor exagerado).
Com cuidados básicos e consultas regulares ao médico, o paciente com asma consegue ter uma vida saudável

“Para tratar a asma à pessoa deve ter alguns cuidados com o ambiente, principalmente na casa e no trabalho. É preciso encapar colchões e travesseiros, lavar semanalmente as roupas da cama, retirar cortinas, tapetes, carpetes, evitar animais domésticos dentro de casa, promover a ventilação do ambiente e manter consultas médicas regulares”, explica.
Conforme Lavecchia, para o paciente de asma ter uma vida saudável é necessário também seguir alguns cuidados simples. Ela disse que é preciso manter uma alimentação saudável, descansar bastante, fazer exercícios regulares, porém não intenso, evitar o stress e não fumar.
“Os asmáticos mantendo os bons hábitos podem viver como se não tivesse a doença. Entretanto, basta ficar exposto a alguns causadores para se manifestar. Portanto, a melhor forma de ter uma vida saudável com a asma é a prevenção”, afirma.
A doença pode ocasionar algumas complicações, entre elas, capacidade reduzida de exercitar, insônia, alterações permanentes no funcionamento dos pulmões, tosse persistente, dificuldade para respirar que requer ajuda de oxigenioterapia e até a morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário