21/06/2012


Santa Casa de Buritama alerta para risco de acidentes com fogos de artifício

As festas religiosas realizadas em junho são ligadas a fé, comida farta, fogos e fogueiras - itens tradicionais das festas juninas. Para evitar as tragédias durante as comemorações dos santos São Antônio, São João e São Pedro é preciso evitar o uso de fogos de artifício.
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo disponibilizou em seu site informações importantes para evitar danos à saúde. Antes de soltar fogos é importante observar a procedência e não utilizar material de fabricação caseira. Outra dica fundamental é não guardar fogos em um mesmo local. No caso de acidente, as consequências podem ser fatais.
Entre as devoções dos fiéis aos santos esconde-se o perigo: acidentes graves podem acontecer senão houver prevenção

É necessário também ter atenção redobrada na hora de ascender uma fogueira. As bebidas produzidas nas comemorações como vinho quente e quentão contêm álcool e são inflamáveis e o contato com fogo pode gerar queimaduras graves na pessoa. O objetivo é evitar a combinação de álcool e fogos de artifício.

Recomendações
Conforme informações divulgadas no site da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, na hora de soltar fogos alguns cuidados são essências para evitar acidentes. Não pode soltar fogos de artifício segurando diretamente na mão: o ideal é interpor com vários rojões já usados ou mesmo varetas, deixando uma distância de pelo menos 60 cm da mão e afastado do rosto.
É importante também não apontar para onde há pessoas circulando, evitar proximidade com fios elétricos e não soltar balões - o que pode gerar incêndio em matas e propriedades rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário