15/06/2012


Santa Casa de Buritama alerta sobre violência contra idosos

A Santa Casa de Misericórdia São Francisco de Buritama comunica que hoje, sexta-feira, 15, é comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, data instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas).
De acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo é definido como violência o uso de força física ou poder, em ameaça ou na prática, contra si próprio, outra pessoa ou contra um grupo ou comunidade, que resulte ou possa resultar em lesão, morte, dano psicológico, desenvolvimento prejudicado ou privação.
Conforme a enfermeira Patrícia Luiza Alves de Oliveira, o objetivo de lembrar esta data é sensibilizar a comunidade, profissionais de saúde e, principalmente, as pessoas com 60 anos ou mais, para a necessidade de garantir o pleno exercício da cidadania na terceira idade.
“É uma data muito importante porque o idoso se sente mais valorizado e protegido. A sociedade precisa conscientizar-se de que a pessoa idosa é cidadã com direitos e merece envelhecer de maneira ativa e saudável”, afirma.

Os cuidados básicos com o idoso, além de amor é a proteção; em caso de maus-tratos é preciso denunciar o agressor

Segundo Oliveira, os cuidados básicos com os idosos incluem as necessidades fisiológicas como higiene, conforto, mobilidade, sono, repouso, segurança, nutrição e bem estar psicossocial, mental e espiritual.
Ela disse ainda que em caso de agressão é preciso procurar a promotoria do idoso de sua região ou uma delegacia de polícia para prestar queixas. Para identificar os maus-tratos e agressões, os moradores devem se atentar aos sinais do corpo.
“Geralmente ele apresenta hematomas na pele, olhos roxos, ferimentos sem explicação, quedas frequentes, perda de peso, sinais de desnutrição, roupas sujas e rasgadas, alteração de comportamento repentino e sinais de sonolência”, explica.
O provedor da Santa Casa Sebastião Ângelo Cintra destaca que a violência contra os idosos é visto diariamente nos meios de comunicação. “Acontece diariamente à violência física ou verbal e os resultados, na grande maioria, são negativos aos idosos, no entanto, é preciso registrar estes fatos por meio de queixas para que o agressor seja punido”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário