31/05/2012


Santa Casa de Buritama alerta sobre o Dia Mundial Sem Tabaco

A Santa Casa de Misericórdia São Francisco informa que hoje, dia 30, comemora-se o Dia Mundial Sem Tabaco. A data surgiu a partir de uma série de eventos desencadeados no mundo desde 1987. A intenção é alertar a população sobre os malefícios advindos do uso do tabaco.
Para a OMS (Organização Mundial de Saúde), o fumo é uma das principais causas de morte no mundo. No entanto, segundo informações do órgão o cenário é trágico. O tabaco mata cerca de 6 milhões de pessoas todos os anos. Este número, aproximadamente 600 milhões são fumantes passivos.
Para sensibilizar a sociedade foi lançada este ano uma campanha com o tema “Interferência da Indústria do Tabaco”. Segundo a OMS, a intenção é refletir e combater medidas agressivas tomadas pelas indústrias.

Os fumantes estão propensos a danos à saúde. Entre os perigos estão vários tipos de câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias, além de mais de 50 doenças diretamente relacionadas ao tabagismo. Outro agravante está na linha de produção do tabaco. Há fatores que afetam o meio ambiente como uso de agrotóxicos, desmatamento, agricultores doentes, incêndio e poluição nas ruas e rios.
De acordo com a OMS, mais de 8 milhões de pessoas deverão morrer até o ano de 2030, sendo mais de 80% em países de baixa e média renda.

Crédito da foto: www.meuportugal.com.br/2011/05/31/dia-mundial-sem-tabaco-tem-iniciativas-por-todo-o-pais/ (foto retirada do site)

Santa Casa de Buritama participa do dia do desafio

Os funcionários da Santa Casa de Misericórdia São Francisco de Buritama participaram do Dia do Desafio realizado na quarta-feira, 30, e ajudou a somar pontos para Buritama que enfrentou a cidade de San Antonio Sacatepéquez da Guatemala. Em 2010, participaram aproximadamente 10 mil pessoas das atividades promovidas no município.
O evento é uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias.
A adesão ao Dia do Desafio demonstra a disposição da comunidade em mobilizar seus cidadãos para uma vida saudável. A meta é inserir toda população na atividade física, além de enriquecer e desenvolver os valores de cidadania.

A prática de atividade física estimula as pessoas a terem mais qualidade de vida 

“A competição é amigável e serve apenas para estimular a participação significativa das pessoas”, comenta a responsável pelo setor de Recursos Humanos, Adriana Márcia Pinheiro de Oliveira Camargo.
O evento foi criado no Canadá e vem sendo difundido mundialmente pela Tafisa (Trim&Fitness International Sport for All Association), entidade alemã de promoção do esporte para todos. No Continente Americano, o Dia do Desafio é coordenado pelo Sesc São Paulo e realizado em parceria com as prefeituras.

OBJETIVO
O Dia do Desafio é uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde. Na ocasião, os participantes são convidados a fazer pelo menos 15 minutos de alguma atividade, como ginástica, corrida, caminhada e prática de esportes coletivos. 

30/05/2012


Santa Casa de Buritama oferece alimentação saudável aos pacientes
  
Pratos saudáveis são priorizados pela Santa Casa de Misericórdia São Francisco de Buritama todos os dias aos pacientes internados e aos acompanhantes. A alimentação saudável e equilibrada corresponde a uma alimentação variada, contendo proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio, minerais e vitaminas.
Em todo tratamento, desde a internação até a alta médica, é preciso oferecer atendimento de qualidade para a população de Buritama e região. A alimentação saudável é um ingrediente importante na melhora da saúde do paciente.
De acordo com a nutricionista, Delma Dilmara dos Santos Figueiredo, a alimentação produzida dentro da Santa Casa contém nutrientes adequados para o desenvolvimento e melhora do estado de saúde dos pacientes.
“Nossos cardápios são elaborados diariamente, sendo composto por prato protéico [carne vermelha ou branca], guarnição [legumes variados refogados], arroz, feijão, saladas e sobremesa”, explica.

Os pacientes recebem orientação sobre o consumo de alimentos saudáveis

  A nutricionista explicou também sobre a importância do acréscimo das refeições. O cardápio passou de quatro ao dia para seis refeições. Segundo ela, os pacientes recebem orientações sobre os benefícios de uma boa alimentação e para mudar os hábitos alimentares - na tentativa de obter mais qualidade de vida.
Para Joana Canovas Gonçalves, a alimentação da Santa Casa é ótima. “A comida é saudável e tudo que vem eu gosto. Pra mim está ótima”. Giovana dos Santos Souza também aprova a alimentação. “A comida é ótima, muito gostosa, as funcionárias da cozinha são educadas, além de ter serviço de nutrição e a refeição é balanceada”. Já Ana Cristina da Silva Bueno disse que as refeições são boas.
Conforme Figueiredo são oferecidos café da manhã, lanche da manhã, almoço, café da tarde, jantar e ceia noturna. O aumento das refeições se deve a colaboração da população de Buritama e região durante a coleta de alimentos nos supermercados da cidade.
A meta é oferecer alimentos saudáveis e levar informação sobre a mudança nos hábitos alimentares. “O objetivo é orientar o paciente para que ele entenda a importância do fracionamento e de ter uma alimentação balanceada, tanto para recuperação, como na prevenção de várias patologias decorrentes de maus hábitos alimentares, assim como doenças cardiovasculares e diabetes”, afirma Figueiredo. 

23/05/2012


Colaboradores da Santa Casa de Buritama participam de palestra pelo Educasus

Colaboradores da Santa Casa de Misericórdia São Francisco de Buritama participaram de videoconferência do projeto Educasus da Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo). A palestra foi realizada na quarta-feira, 23, no auditório do hospital.
O palestrante Sérgio Fernando Rodrigues Zanetta - diretor de filantropia e superintendente do Instituto de Responsabilidade Social do hospital Sírio Libanês abordou sobre “Ética e humanização como desafios da saúde”.
O projeto é realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, com apoio da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. São oferecidas palestras mensalmente para os funcionários das santas casas. O acesso pode ser acompanhado via web pelo site um dia depois da palestra ou ao vivo nos auditórios das instituições participantes do projeto Educasus.

Formação educacional garante melhora nos serviços oferecidos para a população

Conforme Helder Anderson de Souza da Silva, responsável-técnico do Educasus, na Santa Casa de Buritama, o projeto trabalha com temas do cotidiano das instituições na tentativa de melhorar o atendimento por meio de formação educacional.
“A humanização é a integração da população junto aos colaboradores das instituições e médicos, sendo uma maneira de melhor atender a população”, ao afirmar que o participante também pode sanar suas dúvidas. “As palestras também deixam as instituições atualizadas em meio às normas a serem seguidas como palestra sobre faturamento, normas NR32 [Norma Reguladora] e CLT [Consolidação das Leis Trabalhistas]”, disse.
De acordo com informações do site da Fehosp, o Educasus busca promover educação e troca de experiências. Atualmente o projeto tem 28 pontos conectados, sendo 27 no estado e um na sede da CMB (Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas) em Brasília.


Campanha de vacinação da gripe termina sexta-feira

A Santa Casa de Buritama informa que a campanha de vacinação da gripe encerra na próxima sexta-feira, 25, no Estado de São Paulo. Desde o último dia 5, a rede municipal de saúde vacina os grupos de idosos, gestantes, crianças entre seis meses e dois anos de idade, profissionais de saúde e indígenas.
Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, a adesão de gestantes é considerada baixa. A meta é vacinar até sexta-feira mais de 5 milhões de paulistas, o que equivale a 80%, dos 6,6 milhões de pessoas que compõem o público-alvo da campanha.
Este ano os grupos também serão imunizados contra dois tipos de vírus influenza: A H3N2 e B, além da H1N1 - tipo que se disseminou uma pandemia em 2009 pelo mundo.

A vacina é o principal meio para não contrair a H1N1 e evitar uma nova pandemia

As crianças paulistas entre seis meses de idade e menores de dois anos deverão tomar duas doses da vacina contra a gripe. A segunda dose deverá ser aplicada um mês após a primeira. A medida vale para crianças que estiverem participando pela primeira vez da campanha de imunização, neste ano. Crianças que já foram levadas aos postos de saúde na campanha de 2011 só precisarão receber uma dose neste ano.
A imunização contra a gripe foi introduzida em 1999 no calendário do SUS (Sistema Único de Saúde), pelo Ministério da Saúde. 

18/05/2012


Santa Casa de Buritama recebe doação de leite

Motivar os pacientes é sinônimo de ajudar na recuperação de sua saúde. Novamente esta meta estabelecida pela Santa Casa de Buritama foi alcançada. Depois de receber atendimento, o doador que preferiu não se identificar doou 62 litros de leite para a entidade.
Segundo ele, a doação foi feita para retribuir de alguma forma pelo excelente atendimento disponibilizado pela Santa Casa a sua esposa durante a internação para o nascimento do seu filho.
O leite doado foi encaminhado para o setor de Nutrição e Dietética. O produto fará parte da alimentação dos pacientes, além de auxiliar na saúde, a entidade economiza recursos para adquirir outros produtos referentes às refeições dos pacientes e acompanhantes.
Santa Casa recebe doação por atendimento de qualidade oferecido a paciente

De acordo com a nutricionista Delma Dilmara dos Santos, a doação é prova da preocupação da Santa Casa com o atendimento hospitalar. “Devemos cada vez mais prestar atendimento de qualidade ao paciente, desde a internação até a alta hospitalar”, comenta.
O provedor Sebastião Ângelo Cintra acredita que quando a entidade realiza atendimento diferenciado, isto gera uma motivação instantânea nos funcionários. Citou ainda que toda equipe de enfermagem está de parabéns pelo trabalho realizado.
 “Quando os pacientes reconhecem a qualidade dos serviços que oferecemos em nossa Santa Casa, percebo que os funcionários sentem-se mais motivados, pois têm seu trabalho reconhecido e o sucesso de qualquer setor depende muito da postura, do interesse e da dedicação dos seus colaboradores”, finaliza.

15/05/2012


Santa Casa de Buritama informa sobre os riscos da infecção hospitalar

O dia 15 de maio é marcado no calendário da saúde como o dia de Combate a Infecção Hospitalar. A data é lembrada pela Santa Casa de Buritama pela importância dos riscos para o paciente. O período relembra a descoberta do médico Ignaz Philipp Semmelweis, nascido na Hungria, em Ofen, que relacionou à falta de higiene as infecções hospitalares.
Com pequenas atitudes associadas aos hábitos de higiene os profissionais de saúde podem minimizar e reverter a situação da contaminação. Médicos, enfermeiros, auxiliares e todos os profissionais que trabalham na área da saúde devem conhecer e praticar as medidas de limpeza, esterilização e desinfecção.
Conscientizar os profissionais da saúde é a principal ação para combater a infecção hospitalar

“O transporte de microorganismos como, por exemplo, as bactérias, para os pacientes internados sejam os que vão submeter à cirurgia ou internados para tratar uma doença, ou seja, a melhor prevenção para não se ter uma infecção é a lavagem correta das mãos, após também manusear ou realizar qualquer procedimento”, explica a enfermeira-técnica responsável Patrícia Antônio Pereira do Nascimento.
Para combater a infecção hospitalar é preciso ter consciência sobre os atos realizados dentro do ambiente hospitalar. Ao seguir as regras determinadas é possível garantir um local mais saudável e seguro para os profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes.

Veja como você pode ajudar:

·         Lavar as mãos antes e após o contato com os pacientes; 
·         Limpar o ambiente e os materiais utilizados no dia-a-dia dentro do hospital;
·         Após ir ao banheiro e assoar o nariz;
·         Ao entrar ou sair de áreas de isolamento;
·         Antes das refeições;
·         Ao sair do trabalho;
·         Entre procedimentos com os mesmos pacientes, quando houver risco de contaminação
·         Esterilizar os materiais usados nos pacientes; 
·         Fazer controle de qualidade de todos os processos de aquisição de materiais, procedimentos e rotinas garante a minimização dos riscos de infecção hospitalar.

11/05/2012


Santa Casa de Buritama homenageia as mães da entidade

Toda data festiva deve ser celebrada com muito entusiasmo pelos homenageados. No calendário, o segundo domingo do mês de maio é reservado às mães. De forma simples, a Santa Casa de Buritama comemora com as colaboradoras da entidade o Dia das Mães, marcado para o dia 13. Foram doados caderno decorativo de receitas - produzido artesanalmente em EVA para todas as mães da entidade.
O material confeccionado foi elaborado pela gestora de Recursos Humanos, Adriana Márcia de Oliveira Camargo. "Trata-se de uma singela homenagem às mães, verdadeiras guerreiras do lar, que cuidam com esmero de suas famílias", afirma.

Mães ganham caderno de receitas produzidos em material de EVA

Ela também comentou que a lembrança proporciona alegria aos funcionários durante a entrega. “É muito bom ser lembrado e homenageado pelos colegas de trabalho, além disso, é possível ver a alegria estampada no rosto das pessoas”, afirma.
Para o provedor da Santa Casa, Sebastião Ângelo Cintra, o trabalho de humanização fortalece o espírito em equipe. “Valorizar e desenvolver atividades que homenageiam as colaboradoras é muito importante e devem ser desenvolvidas na entidade, já que todas trabalham arduamente no dia-a-dia”, ao afirmar que a dedicação e o esforço são fundamentais para transmitir amor ao paciente.


Semana de Enfermagem encerra com palestra sobre traumas

A Semana de Enfermagem realizada na Santa Casa de Buritama encerrou ontem com a palestra do clínico-geral Danilo Matheus Rodrigues de Almeida. O médico abordou o tema “Aspectos gerais nos traumas”. O evento aconteceu de 8 a 10 de maio e comemora o Dia do Enfermeiro, marcado para sábado, dia 12.
A semana está inserida dentro do projeto de educação continuada que oferece mensalmente curso de capacitação para colaboradores da entidade desde 2010. Foram convidados profissionais de Buritama, Lourdes, Brejo Alegre, Zacarias e Turiúba, sendo três dias de palestras e debates para difundir e qualificar o trabalho dos profissionais da saúde.

Temas abordados na Semana de Enfermagem oferecem capacitação aos profissionais

De acordo com a enfermeira-técnica responsável, Patrícia Antônio Pereira do Nascimento, a semana foi organizada para chamar a atenção sobre o papel do profissional de enfermagem. “Nosso objetivo é reforçar o trabalho em equipe em torno das demandas de qualidade no trabalho, o que resulta na melhor assistência em saúde à população”, finaliza.
O provedor da Santa Casa, Sebastião Ângelo Cintra disse que a Semana de Enfermagem proporciona capacitação e oferece informação sobre assuntos trabalhados no dia-a-dia dos profissionais de saúde. “O trabalho árduo e o esforço de cada um ajuda a transmitir confiança ao paciente e acelera sua recuperação”, finaliza.

10/05/2012


Semana da Enfermagem da Santa Casa de Araçatuba
“Que a Saúde se difunda sobre a Terra”

Local: Anfiteatro da Santa Casa de Araçatuba – 6º andar
14/05/2012 – 08h00
Abertura Oficial da Semana com Mesa Redonda Tema: “Saúde para Todos”
Ø  Diretoria do Hospital – Dr. Jaime Monsalvarga
Ø  Bispo Diocesano – Dom Sergio Krzywy
Ø  Coordenadoras dos cursos de Enfermagem – Unip: Profª Neuza Alves Bonifácio e Unisalesiano: Profª Ms. Cláudia Cyrillo
Ø  Coren - Márcia Miyuki
Ø  Diretor Técnico -  Dr. Sérgio Smolentzov
Ø  Responsáveis Técnicas da Instituição – Enfermeiras: Aline C. Viçoso e Ana Paula Mazzini
Ø Diretor da Faculdade Fundação Educacional de Araçatuba FAC-FEA- Prof. Ms. Pascoal Manfredi Neto

15/05/2012
09h00 Palestra: A Prevenção de Ulcera por Pressão
Ø  Enfermeira Suely Rodrigues Tuller
15h30 Palestra: Como anda a Higienização das Mãos no nosso Hospital? E você já higienizou suas mãos hoje?
Ø  Enfermeiros do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar
16/05/2012 – 09h00 Palestra: A Enfermagem: de Florence a Globalização
Ø  Diretor Técnico Dr. Sérgio Smolentzov e Enfermeiras     RT´s da Instituição Aline C. Viçoso e Ana Paula Mazzini

Solicitamos que todos compareçam com meia hora de antecedência para as Inscrições e assinatura da Lista de Presença.

A Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba convida a todos para participar da Semana da Enfermagem a realizar-se de 14 a 16/05/2012. O evento foi organizado pelas equipes das Divisões de Serviços Médicos e de Enfermagem e contará com a participação de vários profissionais que apresentarão temas atuais.

Maiores informações com:

Fernanda ou Aline - (18) 3607-3090




Encerra hoje Semana de Enfermagem da Santa Casa de Buritama

A Semana de Enfermagem da Santa Casa de Buritama encerra hoje com a palestra do clínico-geral Danilo Matheus Rodrigues de Almeida. O profissional aborda sobre os “Aspectos Gerais nos traumas”.
A palestra acontece às 19h30 no anfiteatro da entidade. Participam enfermeiros, técnicos e estudantes de enfermagem. O evento acontece de 8 a 10 de maio e comemora também o Dia do Enfermeiro, marcado para sábado, dia 12.
A gestora de Recursos Humanos, Adriana Márcia de Oliveira Camargo, na abertura, realizou uma homenagem para os profissionais que trabalham na área da saúde. “Preparando a Semana de Enfermagem deste ano e em meio à correria percebemos o tamanho da responsabilidade que carregam nos ombros, afinal, o alívio da dor, vem de suas mãos, de suas palavras e do seu autocontrole com os pacientes”, disse.

Segunda noite da Semana de Enfermagem abordou o tema diabetes

Para a gestora, é possível perceber a mudança de comportamento dos funcionários da entidade. “O comportamento muda, visto que eles se sentem mais valorizados na empresa, já que o evento foi destinado a eles como profissionais”, ao afirmar que a semana oferece integração e conhecimento nas áreas de atuação.
Outro ponto importante apresentado na segunda noite de palestra foi às recomendações do clínico-geral Rodolfo Consoli na palestra sobre “Diabete Mellitus e novas perspectivas”. “Os cuidados com a diabete causada pelo aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue são importantes para evitar complicações à saúde do paciente”, comentou.
A semana está inserida dentro do projeto de educação continuada que oferece mensalmente curso de capacitação para colaboradores da entidade desde 2010. Foram convidados profissionais de Buritama, Lourdes, Brejo Alegre, Zacarias e Turiúba, sendo três dias de palestras e debates para difundir e qualificar o trabalho dos profissionais da saúde.


09/05/2012


Começa Semana de Enfermagem da Santa Casa de Buritama

Profissionais de saúde e estudantes de enfermagem de Buritama e região participam da 5ª Semana de Enfermagem promovida pela Santa Casa do município. O evento aborda a valorização dos profissionais da área por meio da discussão de temas para a melhoria do atendimento prestado à população.
A iniciativa visa também comemorar o Dia do Enfermeiro, celebrado no dia 12 de maio. Ontem, 8, a enfermeira Nelci Conceição de Moura trabalhou com o tema “Nova abordagem no tratamento de feridas”. Hoje, dia 9, o clínico-geral Rodolfo Consoli aborda sobre “Diabete Mellitus e novas perspectivas”. A programação encerra na quinta-feira, 10, com o também clínico-geral Danilo Matheus Rodrigues de Almeida com os “Aspectos Gerais nos traumas”.

Semana oferece capacitação e atualiza os profissionais de saúde

A semana está inserida dentro do projeto de educação continuada que oferece mensalmente curso de capacitação para colaboradores da entidade desde 2010. Participam profissionais de Buritama, Lourdes, Brejo Alegre, Zacarias e Turiúba. São três dias de palestras e debates para difundir e qualificar o trabalho dos profissionais da saúde.
“A qualidade do evento proporciona a todos os funcionários da saúde troca de conhecimento e debate sobre temas importantes para a área. É uma semana proveitosa e renovar este encontro ajuda a melhorar os trabalhos da entidade”, afirma o provedor da Santa Casa Sebastião Ângelo Cintra.
A enfermeira Nelci Conceição de Moura reforçou a importância de investir em capacitação para os funcionários. “A semana contribui para a melhora dos profissionais, sendo que a entidade é uma das poucas que ainda valoriza e realiza este evento”, finaliza.




07/05/2012


Santa Casa de Buritama promove Semana de Enfermagem

A Santa Casa de Misericórdia São Francisco de Buritama realiza de 8 a 10 de maio a 5ª Semana de Enfermagem. A criação deste evento busca a valorização dos profissionais da saúde na discussão de temas para a melhora do serviço prestado a população e também para comemorar o dia da enfermagem celebrado no dia 12.
O evento acontece no anfiteatro da entidade e conta com a participação de colaboradores da Santa Casa e profissionais da saúde de Buritama e região. Serão três dias com palestras e debates para qualificar e difundir os conhecimentos em saúde.
A Santa Casa busca melhorar o modelo de atendimento hospitalar e procura se estruturar para aperfeiçoar a qualidade na assistência a saúde. De acordo com a gestora de Recursos Humanos, Adriana Márcia Pinheiro de Oliveira Camargo, a semana de enfermagem está inserida no cronograma da educação continuada realizada mensalmente na Santa Casa. “Foi inserida no mês de maio para oferecer mais conhecimento aos profissionais da saúde, contudo, complementa o projeto de formação desenvolvimento mensalmente na entidade”, comenta.

O evento oferece temas atuais para a formação dos profissionais de saúde

Segundo a enfermeira-técnica responsável, Patrícia Antônio Pereira do Nascimento, os profissionais de Buritama, Lourdes, Brejo Alegre, Zacarias, Turiúba e estudantes de enfermagem podem participar do evento. “Não tem inscrições. Formalizamos por convites para todos os profissionais da entidade e cidades vizinhas”, ao afirmar que não há custo para participar do evento. “Também é oferecido certificado e coffee break”.
Conforme a comissão organizadora, os temas das palestras foram escolhidos porque são atuais e de grande interesse dos profissionais. “A semana proporciona conhecimento profissional, integração, motivação, troca de informações, oferecendo mais qualificação ao profissional - o que reflete em um bom atendimento aos usuários” finaliza Nascimento.

Serviço
Informações sobre a Semana de Enfermagem podem ser obtidas pelo telefone (18) 3691-9535. A entidade está localizada na rua Guilherme Guerbas, 353 - centro. 

Programação

Todas as palestras terão início às 19h30 no anfiteatro da Santa casa

08/05 - “Nova abordagem no tratamento de feridas”
Enfermeira Nelci Conceição de Moura - Consultora-técnica da empresa Helianto Farmacêutica da cidade de São José do Rio Preto.

09/05 - “Diabete Mellitus e novas perspectivas”
Clínico-geral Rodolfo Consolini - atende na região de Araçatuba

10/05 - “Aspectos gerais nos traumas”
Clínico-geral Danilo Matheus Rodrigues de Almeida



04/05/2012


Santa Casa de Buritama alerta sobre lavagem de mãos

A Santa Casa de Misericórdia São Francisco de Buritama alerta sobre a importância da lavagem das mãos para combater as doenças infectocontagiosas. A data é celebrada mundialmente no dia 5 de maio. Os cuidados básicos devem passar pela higienização das mãos para evitar o contágio de doenças.
De acordo com a enfermeira-técnica responsável, Patrícia Antonio Pereira do Nascimento, é importante reforçar as orientações para os pacientes sobre a limpeza adequada das mãos. Informou ainda que os hábitos diários de limpeza ajudam a evitar a propagação das doenças e diminuem o risco de infecção hospitalar.

Com a lavagem das mãos  é possível combater o risco de infecção hospitalar

“Todos os cuidados básicos com as mãos contribuem para aumentar a segurança no atendimento hospitalar, além de incentivar e fortalecer o hábito de lavar as mãos com mais frequência o que evita a transmissão de infecções nos pacientes internados”, ao afirmar que a Santa Casa também instalou na entrada do pronto-socorro e nos quartos de internação dispenser de álcool em gel para a higienização.
Segundo Nascimento, as mãos constituem a principal via de transmissão de microorganismos durante a assistência prestada aos pacientes. “A pele é um reservatório de diversos microorganismos que podem se transferir de uma para outra, por meio do contato direto, por isso que é fundamental lavar as mãos em todos os procedimentos realizados com o paciente”, finaliza.

Controle de infecções no serviço de saúde

·      Antes e após o contato direto com os pacientes;
·      Após remoção das luvas;
·      Antes de realizar procedimentos assistenciais e manipular dispositivos invasivos, independentemente do uso de luvas;
·      Após risco de exposição a fluídos corporais, membrana mucosa, pele não intacta e curativos de feridas;
·      Ao mudar de um sítio corporal contaminado para outro, limpo, durante ao cuidado ao paciente;
·      Após contato com objetos inanimados (inclusive equipamento médico) e superfícies imediatamente próximas ao paciente.

FONTE: Diretrizes da OMS (Organização Mundial de Saúde) sobre higienização das mãos em serviços de saúde. 

03/05/2012


Cartão SUS é obrigatório para atendimento médico

O cadastro do Cartão Nacional do SUS (Sistema Único de Saúde) identifica o usuário e seu domicílio de residência. Com a emissão do cartão, é possível marcar consultas e exames, ter acesso a medicamentos e o acompanhamento dos pacientes pelos profissionais de saúde.
Desde o início de março de 2012 é obrigatório a apresentação do cartão para atendimento na rede municipal de saúde. Para as pessoas com plano de saúde a data limite é até o dia 5 de junho deste ano. Cada pessoa terá seu cartão com um número identificador - o que facilitará no atendimento médico.
Com o cartão, o atendente consegue visualizar dados de qualquer parte do país. Segundo informações da ANS (Agência Nacional de Saúde) a implementação do cartão garante atendimento integrado ao cidadão.

O cartão do SUS se tornou uma exigência para o atendimento médico

Conforme a Diretora de Saúde, Chislaine Cristina Batista da Cunha, se o paciente estiver com o cadastro na UBS (Unidade Básica de Saúde) ele não precisa apresentá-lo em todas as consultas médicas sendo que no sistema de informação fica gravado o número do cartão. Segundo dados do Departamento Municipal de Saúde constam 13.165 cartões provisórios e 9.048 cartões definitivos.
De acordo com o gestor administrativo da Santa Casa, Antônio Marcos Ferraz, é importante a população ter conhecimento da importância em realizar o cadastro do Cartão Nacional do SUS.
“Precisamos orientar a população que ela tem um plano de saúde, o SUS e, assim como os demais planos, estar com o Cartão Nacional do SUS no atendimento em uma unidade de saúde conveniada ao SUS, contribuirá para um melhor atendimento médico”, afirma.

SERVIÇO

Para ter o Cartão Nacional do SUS é preciso se dirigir a Vigilância Sanitária ou procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais perto da sua casa com os seguintes documentos: para maiores de idade – carteira de identidade ou certidão de nascimento ou ainda certidão de casamento e comprovante de residência. Para os menores de idade é necessário ter em mãos a certidão de nascimento, comprovante de residência e documentação de identidade da mãe.

02/05/2012


Frentes Parlamentares de apoio as Santas Casas serão implantadas no Brasil

A Frente Parlamentar de apoio as Santas Casas da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a CMB (Confederação das Misericórdias do Brasil), a Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo), a AMB (Associação Médica Brasileira), a APM (Associação Paulista de Medicina), entre outras entidades se mobilizam para obter cerca de 1,5 milhões de assinaturas.
O objetivo é apresentar uma emenda popular a exemplo do projeto de Lei da Ficha Limpa para votação no Congresso Nacional. A meta é a aprovação de que 10% do orçamento da União sejam destinados a saúde.
Durante o 21º Congresso da Fehosp realizado de 24 a 27 de abril, em Campinas, representantes das federações das santas casas de todo país se reuniram com o presidente da CMB, José Reinaldo de Oliveira Júnior, para discutir a Frente Parlamentar de apoio as santas casas.

A meta é ampliar e fortalecer o apoio as santas casas de todo o país 

Participaram da reunião o Deputado Estadual Itamar Borges - coordenador da Frente Parlamentar de Apoio as Santas Casas da Assembleia Legislativa de São Paulo, Paulo Olivier representante da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e o presidente do Conselho Administrativo da Santa Casa de Buritama Renato Rodrigues Pimentel Leite - integrante da Frente Parlamentar.
O deputado Borges apresentou três propostas no congresso. Foram discutidas a criação das frentes parlamentares em todos os estados, frentes parlamentares municipais e coleta de assinaturas. No caso da Frente Parlamentar Municipal, o município de Buritama foi a primeira cidade do país a implantar este trabalho.
Conforme Renato Leite, a representatividade fortalece o movimento como todo.“É fundamental a criação das frentes parlamentares estaduais e municipais de apoio as santas casas no Brasil, pois as santas casas representam mais de 55% dos atendimentos do SUS e a defasagem da tabela do SUS é de aproximadamente 40%”, declara.
Conforme Leite, é importante a inserção da população no projeto das frentes parlamentares. “Está na hora da população se mobilizar e mostrar aos Governos que a saúde precisa de mais recursos urgentes e a forma de fazer isto é assinar o abaixo assinado”.